Clássicos ou modernos, os tapetes levam beleza e aconchego a qualquer ambiente

Antes restrita à nobreza, a tapeçaria ganhou os lares de todo mundo com a industrialização

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 08/08/2011 10:45 Maria Júlia Lledó /Correio Braziliense


A técnica desenvolvida no Egito antigo foi parar do outro lado do Mar Mediterrâneo como arte decorativa, durante a Europa medieval. Foi assim que a tapeçaria surgiu: com ares de nobreza. Nada de pisar sobre as peças de lã ou de seda feitas à mão em ateliês franceses. Os temas, então, acompanhavam os valores da nobreza - como brasões de família - e eram exibidos na parede, como obras de arte. De lá para cá, os tapetes foram retirados das paredes, entraram nas casas de “plebeus” e, graças à industrialização, tornou-se peça acessível e obrigatória em todos os lares. E não menos bonita.

Veja mais fotos de tapetes

Com a função de dividir os ambientes da casa e aumentar a sensação de conforto térmico, os tapetes ainda apresentam outras vantagens. Amortecer quedas, proporcionar sensação de conforto e reduzir o barulho do ambiente são algumas delas - nesse último caso pode ser usado como uma barreira às ondas sonoras da sala de TV, por exemplo. Outra vantagem consiste no avanço tecnológico. “Hoje, nosso mercado oferece tapetes personalizados, em que o cliente pode escolher tamanho e cores, não havendo necessidade de usar um padrão”, ressalta a arquiteta Tânia Franco.

Bem-vinda em qualquer espaço da casa, a tapeçaria não sai de moda. Entre alguns modelos mais pedidos, o arquiteto André Martins destaca os de náilon e os de fibras naturais em cores básicas ou até mesmo os listrados com cores sutis, além dos persas e dos demais clássicos. “Esses últimos são verdadeiras obras de arte, que sempre terão seu valor numa boa ambientação”, destaca. Para Tânia, deve-se levar em conta o tipo de mobiliário para escolher um tapete. “Móveis de design clássico, por exemplo, pedem um tapete oriental para complementar o glamour do ambiente ou um de linhas retas, contemporâneo, para quebrar a sobriedade causada pelo estilo clássico”, exemplifica. Seja qual for o tipo, os arquitetos concordam: o tapete pode ajudar na complementação do ambiente sem jamais brigar com os demais objetos.



Limpeza já!

Na internet, uma página dedicada àqueles que prezam por conforto e limpeza aos pés — www.ameseutapete.com.br — dá dicas valiosas de como cuidar dessa peça decorativa e útil. Lembre-se: a limpeza profissional deve ser feita a cada 12 ou 18 meses no máximo.

Tapete pequeno - Se o seu tapete é pequeno e o fabricante diz que pode ser lavado em máquina, bata fora da casa e depois coloque-o na máquina na temperatura recomendada. Use água morna e um detergente neutro.

Tapete grande - Bata fora de casa, depois leve-o para dentro e aspire. Se o fabricante recomenda limpeza a seco, enrole-o e leve-o para uma empresa de lavagem a seco.

Ao aspirar - Quando o tapete é grande, comece do centro para fora. Se ele tiver franja, tome cuidado para não aspirá-la. Levante as laterais e aspire o seu entorno.

Tapeçaria especial - Na hora de lavar tapetes orientais, turcos e persas, o cuidado é redobrado. Limpe-os de acordo com as recomendações do fabricante ou leve-os a uma lavanderia profissional.

O tapete certo para cada espaço

A arquiteta Tânia Franco dá dicas preciosas para você não errar na hora de escolher o tapete para os ambientes da sua casa. Antes de sair correndo e comprar o primeiro, ela aconselha: “Observe que tipo de piso será revestido, a utilidade do tapete em cada ambiente e qual o objetivo a ser alcançado no uso dessa peça tão específica e importante na decoração”.

Living ou sala de estar - No ambiente de maior requinte das residências, pode-se usar um persa ou um tapete turco, estilo rústico ou de fibra, dependendo do conceito do mobiliário e da personalidade que se quer dar ao ambiente.

Quarto do casal e dos filhos - Procure tapetes que tornem quente o ambiente, que necessita de aconchego, além de beleza.

Banheiros e lavabos - Dê preferência aos tapetes absorventes por causa da umidade do espaço.

Home Theaters - Procure sempre os que são mais peludos, uma vez que esses terão maior absorção de ruídos e contribuirão para o conforto acústico.

Tags: beleza

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023