Quando os filhos chegam da escola, é hora de brincar. Mas como enfrentar a bagunça espalhada pela casa diariamente pelas crianças? Uma possível solução para este problema pode ser a brinquedoteca, um cantinho dedicado especialmente aos pequenos dentro de casa. Confira algumas dicas da decoradora Susana Brancaglion para preparar um ambiente divertido e ao mesmo tempo prático de organizar.
Para Susana, criança não é sinônimo de bagunça. Por isso, não há nada de errado em ter uma brinquedoteca organizada dentro de casa. "É preciso ir ensinando a criança a se organizar e saber guardar", destaca. A especialista explica que é importante fazer móveis próprios e confortáveis para o tamanho delas. "A estante dos livros, na parte da bibliotecazinha, tem que ser na altura deles e os livros devem ficar em pé de frente. Assim fica mais fácil para ver a capa do livro, já fica exposto. Não precisa procurar", conta.
Veja mais fotos de brinquedoteca Já as estantes onde as crianças guardam os brinquedos devem ser finas e visíveis. "Nada prateleiras profundas, porque dificulta para a criança achar e guardar. Quanto mais finas e visíveis, mais fácil dela usar e conservar", explica. Susana conta que desta forma as crianças aprendem a brincar e também ajudam na hora da organização. "Pegou, usou, guardou. Não precisa procurar ou subir em nada para pegar", conta.
Se tiver um cantinho do desenho ele deve sempre ter papel em abundância. "Já faço móvel que guarda todos os tipos de material. Porque aí a criança já tem tudo perto, não precisa pegar em outro lugar, levar para outro canto e nesse caminho bagunçar", explica. "Normalmente quando eu faço brinquedoteca, uso brinquedos a mostra de forma fácil que não empilhe", completa.
Já quando se trata dos tons ideais para o ambiente, a decorada recomenda cores primárias como vermelho, verde e azul. "A média de idade das crianças que tem brinquedoteca é de quatro a sete anos, justamente quando eles começam a conhecer a cores", observa. "Esse é o auge da brinquedoteca, porque eles já estão grandinhos para brincar com brinquedos maiores", conta. Ela explica que antes dessa idade, os filhos ainda são muito pequenos para aproveitar a diversão que a brinquedoteca oferece.