Quarto de hóspedes deve estar sempre pronto para as visitas

Este é um bom lugar para você guardar aqueles objetos que não quis se livrar. Mas nada de entulhar o ambiente na hora de receber os convidados

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 27/02/2012 12:55 Maria Júlia Lledó /Correio Braziliense
Projeto de Ednei Aquino para um quarto de hóspedes - Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press Projeto de Ednei Aquino para um quarto de hóspedes

Um bom anfitrião é aquele que deixa o hóspede tão à vontade que ele se sente na própria casa. Esse é o lema que todos deveríamos seguir. No entanto, seja pelo corre-corre diário ou pelas inumeráveis desculpas que repetimos como um mantra - "minha casa está uma bagunça e não sei quando vou ter tempo para arrumar" -, deixamos para lá a organização do quarto decorado especialmente para as visitas. Nos projetos de arquitetos e designers de interiores, esse ambiente pode receber peças das quais você não quis se desvencilhar, fosse pela qualidade ou pela memória sentimental. Basta uma demão de verniz ou uma restauração para transformar armários, cama e prateleiras em móveis novos em folha.

Engenheira civil e proprietária de uma loja de tecidos para decoração, Tatiana Guerra transformou o quarto de um jovem solteiro em um aconchegante lugar para acomodar um casal e um bebê. “Esse quarto de hóspedes era o quarto do último filho solteiro. Quando ele se casou, o ambiente passou a receber a visita do casal e do neto. Por isso, os proprietários da casa incluíram um berço de rodinhas. Assim, é possível retirá-lo com facilidade”, explica Tatiana. A cor branca dos móveis e das paredes também transmitiram o ar de neutralidade que todo quarto de hóspedes deve ter.

O arquiteto Nardim Júnior reforça a importância do ambiente neutro: “Nem rosinha nem azul, para que o quarto não defina gêneros.” Ah…E cuidado para o resultado não ficar com cara de hotel. Afinal de contas, essa é sua casa e ela deve mostrar seu estilo. “Nos meus, há um toque pessoal porque coloco meu acervo de telas e gravuras nas paredes dos dois quartos de hóspedes: um com cama de casal e outro com duas camas de solteiro. Tenho essa flexibilidade”, exemplifica.

Nardim também aposta em alguns artifícios importantes para que a visita se sinta bem. “Para dar um certo conforto, o ideal é pôr no quarto televisão e ar-condicionado. É importantíssimo colocar roupa de cama e toalhas novas. Aromatizar o ambiente e deixar sobre o criado-mudo um arranjo de flores e uma moringa ou um copo d’água para que a pessoa não precise procurar a cozinha à noite também são detalhes que não passam despercebidos por um bom anfitrião”, defende.

Além desses mimos, o quarto de hóspedes pede atenção redobrada para uma falha comumente repetida: falta de espaço para que o convidado guarde roupas no armário. Para evitar essa gafe, Tatiana aconselha: separe uma porta do armário do quarto somente para isso. “Também evite deixar objetos pessoais no ambiente”, acrescenta. Luminária para leitura no criado-mudo, persiana, em vez de cortina, por ser de fácil manutenção e opção para quem é alérgico, e outros detalhes que você julgar importantes devem ser checados, um a um, dias antes de os hóspedes chegarem à sua casa. Tomados os devidos cuidados, missão cumprida. “Sejam bem-vindos e sintam-se em casa!”

Sem incomodar
Confira algumas dicas de etiqueta de Glória Kalil para ser um ótimo anfitrião e, por que não, hóspede


Se você é o anfitrião

- Separe bons lençóis e as melhores toalhas para o seu convidado. Veja também se o banheiro está limpo, com sabonete, papel higiênico (deixe alguns rolos de reserva em um lugar fácil de ser encontrado).

- Normalmente, o quarto de hóspedes é o menos visitado da casa, por isso, não custa nada verificar se há uma
boa luz de cabeceira, se o colchão e o travesseiro são confortáveis e se o banheiro está funcionando perfeitamente.

Se você é o hóspede

- Leve um presente para os donos da casa: pode ser um vinho, uma cachaça para a caipirinha, um bom azeite ou algumas delícias para a hora do aperitivo. Se você tiver algum pendor para chef, compre os ingredientes e prepare uma massa ou uma sobremesa do seu caderninho de receitas.

- Férias foram feitas para relaxar, mas não seja folgado. Trate a casa de seu anfitrião tão bem quanto trata a sua — ou até melhor. Não deixe a cama desarrumada e mantenha suas roupas em ordem.

- Cada casa tem a sua dinâmica. Por isso, respeite os horários e os hábitos do lugar: se o almoço vai para a mesa às 14h, esteja pronto e não atrase ou avise com antecedência que não vai comparecer.

- Se você não tem um banheiro próprio, pendure suas toalhas molhadas na área de serviço. Aliás, pergunte antes se você precisa levar toalhas e roupas de cama.

- Fique atento e veja se a dona da casa não precisa de alguma ajuda. Ofereça uma mãozinha antes que lhe peçam para fazer alguma coisa.

- Circular de pijama pela casa dos outros é horroroso. Vista uma roupa antes de sair do quarto.

Tags: decoração

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600
 
Ana - 12de Março às 14:40
dnei, amei essa materia, sou apaixonada por decoração. Abraços

Últimas Notícias

ver todas
21 de julho de 2019
08 de julho de 2019

No Lugar Certo você encontra o que procura