Olho no enquadramento

Pendurar quadros nas paredes é pessoal, mas cuidados garantem harmonia na composição

Pinturas, gravuras, fotos ou desenhos são elementos decorativos que tornam o ambiente confortável visualmente

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 11/11/2013 11:50 / atualizado em 11/11/2013 12:10 Lilian Monteiro /Estado de Minas

Especialistas dizem que não existem regras para a disposição de quadros na parede, mas é preciso cuidado para não quebrar a harmonia 
 - Jomar Bragança/Divulgação Especialistas dizem que não existem regras para a disposição de quadros na parede, mas é preciso cuidado para não quebrar a harmonia
Quadros são aliados na decoração. Por isso mesmo não devem ser pendurados de qualquer maneira pelos ambientes. Eles exigem equilíbrio na composição de uma parede. Ainda que eles aceitem formas, distâncias e tamanhos variados, a estética jamais abre mão da harmonia. Caso contrário, vira bagunça. A designer de interior Sandra Penna criou quase um manual à prova de falhas para quem quer pendurar quadros sem dor de cabeça.

Veja fotos de quadros aplicados na decoração

Sandra enfatiza que é importante ter arte nas paredes. Porém, não basta sair pendurando sem critério. “Altura, organização e outros quesitos devem ser observados na hora da montagem. Organizar quadros em uma parede é pessoal, mas existem regras, especialmente se você não tem experiência.” Antes de começar, é preciso ter em mãos uma furadeira, buchas,
Jomar Bragança/Divulgação
parafusos (de preferência, todos número 6), lápis, trena, fita crepe e jornal. “Algumas pessoas usam pregos, e outras adesivos. São opções não muito confiáveis, então é melhor não arriscar.” Caso não tenha furadeira, ela indica um modelo a bateria por ser mais prático e servir como parafusadeira. “Para evitar sujeira, use um envelope de papel, ou improvise um pacotinho com jornal, e cole-o na parede com fita crepe logo abaixo do local do furo. Também suja, mas menos. Cuidado com canos. Dê uma olhada antes no projeto de hidráulica, se puder.”

A estética é superimportante na hora de distribuir os quadros. A altura é fundamental. “Fique atento. O eixo do quadro (linha imaginária que o divide ao meio) deve estar a 1,60m do piso. Essa é a altura dos olhos de uma pessoa de estatura média. Em geral, quadros altos demais deixam qualquer parede um desastre.”

ORGANIZAÇÃO


A designer lembra que há uma forma clássica de organizar quadros num ambiente. Ela destaca quatro passos. Primeiro, obras de arte de maior importância devem ocupar local de destaque, de preferência uma parede vazia, se tiver bom tamanho. Quadros atrás de sofá devem ficar centralizados e com o eixo a uma altura de 1,60m, porém a pelos menos 25cm do topo do móvel. Já obras pequenas devem ser agrupadas e organizadas em uma só parede. O ideal é criar um eixo e montá-las respeitando determinado critério. Por fim, sobre aparador, deixe pelo menos 20cm de altura entre o quadro e o móvel.

Sandra Penna conta que uma forma de organizar sua coleção de arte é sobre uma prateleira estreita na sala, que deve estar a 1m do piso. O bacana é que você pode reordenar as peças sem fazer sujeira. “É interessante também distribuir pelo estilo de pintura. Fazer conjuntos de abstratos ou acadêmicos ou modernistas etc. Além de o visual ficar harmônico, confere peso maior às obras expostas. Coleção de arte em uma sala, por mais modesta que seja, dá personalidade e charme.” Ela enfatiza que as obras devem ser escolhidas pela afinidade e sensibilidade dos donos, “e não exclusivamente pela função estética. Afinal, você vai conviver com seus quadros diariamente”.

Arquivo Pessoal
Sandra dá três dicas importantes quanto à iluminação. “Focos de luz muito próximos à parede tendem a formar ogivas de luz sobre os quadros, o que compromete a obra. Dependendo do tamanho do quadro, observar uma distância de 0,6cm e até mais da parede, procurando a melhor angulação da lâmpada para valorizar a pintura. E quando a parede é muito grande e tem muitos quadros o sistema wall wash (iluminação geral da parede) pode ser a solução.”

GRAVURA

A arquiteta Joanna Anastasia, do escritório Anastasia Arquitetos, reforça que um erro crasso na hora de pendurar quadros é a altura, grande ou muito pequena. “A falta de proporção é terrível. É importante ter harmonia, aliás, até nas molduras para não ficar tão contrastante.” Ela lembra ainda que quadro é sempre reto, “nivelado com a parede”, nada de 45 graus ou em losango, “a não ser que o trabalho do artista peça uma posição diferente”, ensina.

Quanto a temas, Joanna diz que o cliente decide de acordo com seu estilo. E certamente vai funcionar no contexto com o resto do ambiente. A arquiteta enfatiza que não existe regra quanto a disposição, ou seja, um quadro pode ocupar toda uma parede ou ela ser coberta por vários modelos de tamanhos distintos. “O tema da obra também não precisa casar com o espaço. Fiz um projeto usando pop art.” E se não tem como investir numa obra assinada, Joanna ressalta que há várias opções de gravuras e ainda a fotografia, que está na moda. “Acho importante investir em gravuras legais, que tenham um trabalho mais significativo do que decorativo.”

TOQUES RÁPIDOS
Jomar Bragança/Divulgação

1) Quadros, em qualquer ambiente, são sempre bem-vindos porque dão personalidade e trazem a sensação de conforto. Paredes bonitas ajudam a fazer da sua casa um lar de verdade.
2) Quanto aos ambientes, vale tudo, mas cuidado com os banheiros.Lá a obra deve resistir à umidade.
3) Geralmente, quando se opta por uma obra única na parede, ela deve ser mais imponente e de maior valor.
4) Fotografias têm valor especial. Se feitas por um profissional, chamam muito a atenção, mas se foram tiradas por você, têm valor sentimental e abraçam seu ambiente com memórias e momentos. Isso tem um resultado indescritível.
5) Se a grana está curta, solução barata e de bom efeito são os adesivos. E aí as possibilidades são infinitas.
6) É superinteressante criar uma parede personalizada, onde se misturam obras de arte, objetos pessoais e até recordações, como um bilhete ou um cartão-postal. Isso é permitido e dá um charme incrível. Nesse caso, uma dica legal é cortar as formas do que vai ser pendurado em jornal e montar as diversas possibilidades de pendurar na parede até encontrar a  melhor e se sentir seguro para executar.
7) Misturar molduras é sempre bacana. Não tenha medo: as mais clássicas com outras mais modernas, ou mesmo chapas de vidro, ficam lindas.

Fonte: Luciana Teixeira, personal organizer,decoradora e fundadora do Atitude Caprichosa, empresa carioca especializada em organização e bem-estar

Tags: harmonia

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023