O beabá das tintas

Escolher a tinta certa para cada espaço vai muito além de definir a melhor cor

Na hora de optar pelo produto e o ambiente, especificações técnicas do material devem ser observadas

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 18/02/2014 09:30 / atualizado em 17/02/2014 14:28 Paula Takahashi /Estado de Minas
Suvinil/Divulgação
Escolher a tinta certa para dar aquele acabamento nos ambientes vai muito além da definição da cor adequada. A grande diversidade de versões disponíveis no mercado exige atenção na compra. Standard, premium, acrílica, látex, bactericida e isolante térmica são apenas algumas das opções criadas pela indústria para atender às distintas necessidades do consumidor. José Humberto de Souza, gerente de assistência técnica da fabricante Sherwin-Williams, explica que umas das importantes qualificações a serem observadas é a que define as linhas econômica, standard e premium.


“O que difere uma da outra é a quantidade de resina presente, responsável por trazer resistência ao produto. A premium, por exemplo, tem um alto teor de lavagem, uma vez que possui grande percentual de resina e outros elementos importantes”, observa José Humberto. A versão econômica tem melhor rendimento, no entanto, tem a desvantagem de durar menos e não resistir à ação da água. “Pode ser uma boa alternativa para imóveis que serão alugados ou vendidos, já que a pessoa sabe que os ambientes serão repintados”, orienta o executivo. A grande vantagem neste caso é o custo reduzido.

Entre a econômica e as versões premium, há uma extensa gama de características dadas aos produtos para fins distintos. As acrílicas são as que detêm a maior variedade de acabamentos, podendo partir do fosco, passando pelo acetinado até chegar ao brilhante.

Quanto menor a quantidade de brilho, menor a resistência à água, porém, maior será a camuflagem das imperfeições e irregularidades na superfície da área aplicada, além de permitir retoques na pintura. Já há marcas, porém, que oferecem opções de tintas foscas com alto potencial de lavagem e resistência a intemperismo, associando duas características valorizadas pelo consumidor. Vale fazer uma boa pesquisa.

DIVERSIDADE

A versatilidade das acrílicas também permite agregar efeitos como o que lembra mármore e camurça. “Além dos acabamentos fosco, acetinado e acrílico, existem os especiais, como o de aço escovado, aquelas que refletem o dobro da luminosidade se comparada a uma tinta convencional e até acrescidas de gel para efeitos como linho, jeans ou envelhecido”, comenta a coordenadora de projetos da Torres Miranda, a arquiteta Raquel Propodis.

SXC.hu/Banco de Imagens
E tem mais. “Há tinta com alto teor bactericida e fungicida indicada para áreas com alta umidade, como banheiros e saunas, ou a tinta litoral direcionada para áreas com alta proliferação de algas”, acrescenta José Humberto. Para uso externo, uma boa dica são as acrílicas, que não permitem aderência da sujeira e não têm cheiro. “São usualmente em acabamento acetinado”, alerta Raquel.

Vale lembrar que um bom preparo da área de aplicação é fundamental para garantir a qualidade do serviço e do produto na área a ser coberta. “A preparação da superfície é necessária para todos os tipos de pintura e exige aplicação de seladores, aderentes, fundos restauradores de trincas, massas corridas, entre outros”, orienta Raquel.
Cada acabamento é indicado para o local onde vai ser aplicado: se tem muita umidade, qual é o seu uso, se é uma área de grande circulação, enfim, tudo isso deve pesar na sua escolha - Doutor Resolve/Divulgação Cada acabamento é indicado para o local onde vai ser aplicado: se tem muita umidade, qual é o seu uso, se é uma área de grande circulação, enfim, tudo isso deve pesar na sua escolha
COMPRA CERTEIRA

» Tinta Látex PVA
Pode ser aplicada sobre rebocos, massas corridas, texturas, gesso, em interior ou exterior. Para adicionar brilho e a possibilidade de lavar a área com a tinta, pode-se aplicar o liqui-brilho.

» Acrílica
Produto com característica impermeável que torna a tinta acrílica interessante para uso em áreas molhadas da casa, como cozinha e lavabo. Podem ser encontradas com três acabamentos: o fosco é menos resistente à limpeza, mas ressalta menos as imperfeições da parede; o semibrilho tem um pouco de brilho, destaca mais as imperfeições da superfície e resiste mais à limpeza do que a tinta fosca; o acetinado confere à parede um toque mais fino, sofisticado, com um brilho suave, que resiste bem à limpeza.

» Acrílica epóxi e poliuretano
Usada em superfícies onde se deseja alta durabilidade e resistência a limpeza e lavagem (água e umidade), como banheiros e cozinhas, ou garagens e oficinas. O epóxi pode também ser aplicado sobre azulejos e pastilhas, superfícies de madeira ou metálicas onde se deseje proteção antioxidante e anticorrosiva.

» Isolante térmica
Indicada para atenuar o calor, já que reflete a maior parte da irradiação solar. Outra utilização da tinta é para a impermeabilização de lajes, telhados, caixas-d'água, paredes, galpões e depósitos.

» Magnética
É uma tinta semibrilho, geralmente cinza, densa e rugosa, com carga magnética, permitindo a aderência de ímãs. Deve ser aplicada sob a tinta desejada para que a área da parede fique imantada.

Fonte: Raquel Propodis e Leroy Merlin

Tags: pintura

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023