Tradição e inovação

Milão confirma: cozinha ganha status de protagonista na casa contemporânea

Com materiais nobres e design arrojado, ambiente pega carona na onda gourmet e deixam de vez os bastidores para assumir posto de local de confraternização

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 19/05/2014 09:00 / atualizado em 18/05/2014 18:01 Paola Campos /Especial para o Lugar Certo
Cosmit.it/Divulgação
Milão -
A onda gourmet que invadiu as cozinhas brasileiras nos últimos anos transformou muitos cozinheiros de fim de semana em verdadeiros chefs. Mas não é preciso estar nesse grupo para desejar as cozinhas expostas na EuroCucina, parte da Semana de Design de Milão. O evento que lança tendências para o mundo todo confirmou o que muita gente já sabe: as cozinhas estão deixando de vez os bastidores para assumir posto de espaço de confraternização das casas. A tradição que os mineiros conhecem dos tempos do fogão a lenha vem cheia de glamour.

Para cozinhar e receber amigos, as cozinhas estão cada vez mais bonitas. Há propostas para todos os estilos. Requintadas, industriais, luxuosas, moderninhas, divertidas, minimalistas, provençais... As bancadas aparecem em padrões de madeira, com cubas completamente integradas em cores diversas de Corian, materiais à base de pedra ou metalizados que não arranham. A tradicional “luz de cozinha”, branca azulada, sai de cena. Entram a iluminação cênica amarelada e confortável e mesmo luminárias pendentes cheias de personalidade. Os armários comportam nichos para livros de culinária e uma infinidade de utensílios e equipamentos. E, diferentemente do padrão brasileiro, os eletrodomésticos também vêm revestidos por elegantes portas.


Cozinhas assumem cada vez mais o posto de espaço de confraternização - Paola Campos/Divulgação Cozinhas assumem cada vez mais o posto de espaço de confraternização
Mas se a tecnologia dos materiais permite a criatividade nos revestimentos, é nos equipamentos que se percebe a grande evolução. Grandes marcas expuseram seus fornos a vapor, cooktops inteligentes, coifas em linhas escultóricas, refrigeradores que prolongam a vida útil dos alimentos e muito mais. No quesito praticidade, simplificam o preparo dos pratos e – como demonstravam os chefs em disputados espaços nos estandes – ajudam qualquer mortal a fazer um belo prato. No quesito beleza, os eletrodomésticos passaram a disputar espaço com os melhores móveis, com acabamento em vidro de várias cores e design primoroso.


Quase como um contraponto, projetos com aparência rústica e antiga também foram destaque em Milão - Cosmit.it/Divulgação Quase como um contraponto, projetos com aparência rústica e antiga também foram destaque em Milão
Por outro lado, quase como um contraponto, muitos projetos usam peças com aparência rústica, como acabamentos de madeira antiga nos armários, bancadas e adornos. A tecnologia é muito desejada, mas se tiver um gostinho de fogão a lenha, bem melhor.

                                                          Veja fotos do evento em Milão em 2013

                                                          Veja como foi o Salão do Móvel em 2012


BANHEIROS

Em tempos em que as redes sociais entram nos momentos mais íntimos das pessoas, a vida urbana se acelera e o trabalho invade as horas de lazer, a casa assume papel cada vez mais importante na vida das pessoas. É em casa que a gente pode ter o prazer de estar só, de cuidar de nós mesmos e colocar as ideias em ordem. Ao visitar os belíssimos ambientes do Salão do Banho, em Milão, surge esse sentimento. Dentro dos lares, os banheiros são os lugares máximos da intimidade. Não estão à vista dos visitantes, como a sala ou mesmo a cozinha. Não são planejados para abrigar encontros ou confraternizações. Sim, podem prever o uso por casais, mas são essencialmente espaços do bem-estar individual.

Projetos de banheiros são, acima de tudo, convidativos - Paola Campos/Divulgação Projetos de banheiros são, acima de tudo, convidativos
Nesse aspecto, o que se viu em Milão oferece convites de sobra para o bem-estar consigo mesmo. Os projetos são, acima de tudo, convidativos. A maior parte privilegia as linhas simples e elegantes. Prevalecem o branco e as cores claras em composições com texturas de madeira e adornos rústicos. A iluminação é aconchegante e convida ao relaxamento. As banheiras, boxes e cubas têm design simples, inovador e surpreendente. A tecnologia contribui para o bem-estar com metais e chuveiros modernos – alguns com lâmpadas de LED junto à saída da água. Um cenário de sonhos para um banho após o estresse de um dia pesado.

                                                           Confira mais imagens de banheiros
 
Além do clean, veem-se opções para quem demanda um ambiente de mais personalidade. Painéis feitos com pastilhas, verdadeiras obras de arte, integram luxuosas salas de banho, com pendentes e banheiras em linhas suntuosas. A francesa Baccarat também mostrou a sua versão, uma belíssima banheira de mármore adornada por um gigantesco lustre de cristal.

Mesmo que a proposta de luxo – inacessível e nada básica – soe extravagante demais, ou o design arrojado fuja do seu perfil, vale o conceito: inspire-se nos cenários de sonho, crie um ambiente agradável e convidativo e entregue-se aos prazeres do banho.

Tags: milão

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023