Oásis dentro de casa

Plantas deixam a decoração do banheiro mais bonita e com ótimo astral

O verde ainda purifica o ar e ajuda a compor um ambiente clean e agradável

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 01/11/2017 13:56 Lilian Monteiro /Estado de Minas
Algumas espécies se adaptam bem em banheiros, mas é preciso que o ambiente tenha uma boa luminosidade e janelas e que os vasos sejam colocados próximo a elas - Doka/Divulgação Algumas espécies se adaptam bem em banheiros, mas é preciso que o ambiente tenha uma boa luminosidade e janelas e que os vasos sejam colocados próximo a elas

Todo banheiro deveria ser o oásis da casa. Ambiente especial de intimidade, para relaxar, o ideal é que seja convidativo e com muita graça. Para compor o espaço, nada como levar a natureza para sua decoração. Engana-se quem pensa que as plantas e as flores precisam ficar restritas a jardins e ambientes sociais. Elas podem ser utilizadas em todos os cômodos, principalmente no banheiro. Além de dar vida e definir um estilo, as plantas podem ajudar no combate ao estresse, à cólica e limpar a mente, sabia?

Doka/Divulgação

Mas como escolher a espécie adequada, já que há calor, vapor e, muitas vezes, um ambiente fechado e com pouca luminosidade. Bianca Prior, arquiteta parceira da Doka Bath Works, vai direto ao ponto: “Se não houver janela no cômodo, desista da ideia. Você só desperdiçará tempo e dinheiro tentando manter as plantas vivas. Caso a abertura esteja garantida, a primeira dica é dispor o vaso próximo dela, em um local banhado pela claridade. Uma recomendação é preferir mudas crescidas, com mais chance de sobreviver, a sementes recém-plantadas.”

Doka/Divulgação

Outra dúvida é saber como apresentá-la no banheiro. Quais combinam com o ambiente, se ficam melhor em vasos, arranjos e se a escolha correta são folhagens e flores. Bianca Prior diz que, nesse contexto, a dica é optar por plantas como lírio-da-paz, espada-de-são-jorge e cactos, entre outras, que são ótimas para o ambiente mais fechados e com pouco iluminação natural. A questão do tamanho do vaso vai depender diretamente do espaço onde será colocado (dimensões do local).

Doka/Divulgação

É preciso cuidado e atenção na hora de escolher as plantas. Bianca Prior explica que há algumas espécies, como a mini espada-de-são-jorge, que gostam de meia-sombra, que aceitam ficar no chão. Colocar vasos perto de janelas, em cima da pia ou apoiados em tombolos (bandejas) de banheiras são boas ideias. “Procuro incluir plantas e flores em todos os meus projetos, principalmente dentro do banheiro. Nas salas de banho, independentemente se o ambiente for pequeno, médio ou grande, é preciso ter moderação. O ideal é aplicar as plantas nos detalhes, como em pequenos vasos dentro da área do box, ao lado da cuba ou em apenas um vaso maior de chão. Já para a banheira, o ideal é colocar pequenos vasos ao redor da peça ou em cima de tombolos, normalmente usados para taças e livros.”

SAÚDE

Doka/Divulgação

Quem coloca plantas no banheiro quer levar para um ambiente, a princípio frio, mais aconchego, além da beleza e a tranquilidade de ter a natureza por perto. Sem falar que elas influenciam na saúde, como destaca Bianca Prior: “Há muito tempo se sabe que as plantas de interiores melhoram a qualidade do ar dentro de casa. Segundo artigo publicado em 2009 na revista Hort Technology, elas reduzem o nível de ozônio, que é prejudicial à saúde. Segundo diferentes pesquisas, as plantas podem também reduzir a ansiedade e o estresse, estimular a criatividade e até mesmo a autoestima”. Além disso, plantas perto de banheiras e duchas podem ser benéficas ao corpo, porque diversas espécies liberam um aroma ao entrar em contato com o vapor da água quente, o que ajuda a combater diversos sintomas de nervosismo, como o estresse. Porém, ao escolher a espécie é preciso tomar cuidado, já que nem todas se adaptam às altas oscilações frequentes de temperatura.

Doka/Divulgação

Agora, para quem não tem um banheiro ideal para ter planta, qual é a dica? Bianca Prior recomenda, nesses casos, utilizar plantas artificiais. É uma forma mais prática de manter o banheiro enfeitado, sem prejudicar a saúde das plantas.

Conheça algumas plantas e seus benefícios:

1) Palmeira ráfia: ótima filtradora de amônia, componente presente em materiais de limpeza, tecidos e tintas para cabelo, a palmeira ráfia é ideal para banheiros por purificar o ar de produtos que, muitas vezes, ficam nesse ambiente. De origem chinesa, ela se adapta a ambientes de baixa luminosidade e não necessita de muita água.

2) Hera inglesa: Outra espécie excelente para purificar o ar, ela filtra formaldeídos e reduz partículas fecais que ficam no ar. Por ser uma planta de chão, o ideal é ser plantada em vasos perto da janela, à meia-sombra.

3) Samambaia: umidificadora natural do ar, as samambaias são ideais para o verão e banheiros menores e com pouca entrada de luz e ar. São capazes de remover diversos poluentes como benzeno, formaldeído, xileno e arsênio, que são prejudiciais à saúde.

4) Capim-limão: encontrado praticamente em todo o território brasileiro, o capim-limão libera um aroma que auxilia no combate ao nervosismo, cólicas, resfriados e gripes, ajudando principalmente as pessoas que têm problemas respiratórios.

5) Eucalipto: uma das plantas mais poderosas para auxiliar na saúde, o eucalipto libera um aroma balsâmico de suas folhas, aliviando o estresse, já que tem efeito calmante. A planta é indicada no tratamento de doenças do sistema respiratório, como gripe, bronquite e asma, ideal para ser usada durante o banho. O eucalipto também ajuda na cicatrização de feridas e doenças de pele, além de estimular e limpar a mente.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de dezembro de 2017
07 de dezembro de 2017

No Lugar Certo você encontra o que procura