Ode à criatividade e inovação

Semana do Design de Milão vai reunir exposições de 65 artistas brasileiros

Evento acontece de 16 a 22 de abril e é considerado o maior da área no mundo. São esperados 300 mil visitantes

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 09/04/2018 14:00 / atualizado em 08/04/2018 12:23 Ailim Cabral /Especial para o EM
O Banco Marquesa, de Oscar Niemeyer, será um dos destaques nos estandes brasileiros
 - niemeyer.org.br/Reprodução O Banco Marquesa, de Oscar Niemeyer, será um dos destaques nos estandes brasileiros

A Semana do Design de Milão, considerado o maior evento mundial do calendário de design, contará com dois espaços dedicados à exposição do trabalho de brasileiros. O Brasil S/A e o Be Brasil contarão com a presença de 65 profissionais.

No espaço Be Brasil, os visitantes terão uma experiência no estilo túnel do tempo. Os nomes dos grandes modernistas Oscar Niemeyer e Sergio Rodrigues, em conjunto com profissionais que fazem sucesso na atualidade, estarão representados em exposições que buscam destacar a criatividade, a inovação e a sustentabilidade de criações brasileiras.

Peças de Sergio Rodrigues que estarão expostas na Semana de Design de Milão - Instituto Sergio Rodrigues/Divulgação Peças de Sergio Rodrigues que estarão expostas na Semana de Design de Milão

Na entrada do espaço dedicado à exposição de móveis, luminárias, revestimentos e objetos brasileiros, os visitantes vão se deparar com a mostra central, dedicada aos mestres modernistas, com criações que remontam à década de 1940. Peças de Jorge Zalszupin, Oscar Niemeyer e Sergio Rodrigues levam um pouco da identidade brasileira para a Itália.

Fernando Mendes, presidente do Instituto Sergio Rodrigues, explica que, na exposição das peças do designer, o foco estará nos anos 1959, 1960 e 1961, nos quais a sua história se relacionou com a Itália. Na primeira data, ele se tornou o primeiro brasileiro a ter seu mobiliário publicado na famosa revista italiana de design Dommos. No ano seguinte, Sergio Rodrigues projetou todo o mobiliário e o interior do Palácio Pamphilj, embaixada do Brasil em Roma, e, por fim, em 1961, ganhou o 4º Concurso Internacional do Móvel em Cantu, na Itália, com a Poltrona Mole.

Cômoda Bianca, do designer brasileiro Sergio Rodrigues - Dpot/Reprodução Cômoda Bianca, do designer brasileiro Sergio Rodrigues

Fazendo grande sucesso no exterior e tendo sido o responsável pela decoração da embaixada brasileira em Roma, Sergio Rodrigues foi chamado para ser também a mente por trás da decoração do Palácio do Itamaraty, em Brasília.

Para Fernando, poder continuar divulgando o trabalho do mestre internacionalmente é manter viva a presença do Brasil na área de mobiliário. "Ele foi o primeiro designer brasileiro a ter espaço no mercado estrangeiro e acho que abriu as portas justamente por apresentar um trabalho autoral e diferente, expressando a cultura brasileira por meio de seus desenhos", completa.

FONTE DO MODERNISMO

Instituto Sergio Rodrigues/Divulgação

Entre os novos nomes brasileiros no mercado, Gustavo Bittencourt é um dos que bebem na fonte do modernismo do qual a capital federal é um exemplo vivo. "Brasília é dos um ápices dessa arquitetura, com Niemeyer e tantos outros nomes. Uma cidade criada do zero e pensada com uma identidade própria. É um exemplo do modernismo", afirma.

O bar de Gustavo Bittencourt tem inspiração no brise-soleil - Divulgação O bar de Gustavo Bittencourt tem inspiração no brise-soleil

Gustavo já expôs na Semana do Design de Milão diversas vezes, mas afirma que a realização de poder mostrar seu trabalho aos principais nomes do mercado é constante. "É a cidade inteira se movimentando pelo design. Só se fala nisso e é impressionante como é valorizado", observa.

Este ano, Gustavo apresenta um bar com inspirações no brise-soleil (quebra-sol), clássico modernista. "Sou apaixonado pela arquitetura modernista brasileira e ela é uma grande inspiração. Os movimentos, a transparência e o jogo de luz dos brises, tão característicos em Brasília, foram a minha inspiração. É uma espécie de homenagem a esse elemento da nossa arquitetura", completa.

PEÇAS DE LUXO

Peça de prata da St. James que será apresentada no mercado internacional de decoração de luxo
 - Gisele Rampazzo/St. James/Divulgação Peça de prata da St. James que será apresentada no mercado internacional de decoração de luxo

A St. James - que fabrica peças de prata no Brasil - vai participar da Mostra Be Brazil, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), durante a Semana de Design de Milão. A marca apresenta para o mercado internacional de decoração de luxo a linha Legacy, assinada pelo designer e novo consultor criativo da marca Nino Bauti. Já as coleções Plisse e Spyke são do estúdio Sette7 e as bandejas Encontros Sinuosos e Alto-mar foram desenvolvidas pelo renomado arquiteto Ruy Ohtake.

Nino Bauti trabalhou com grandes marcas do mundo da moda ao longo de sua carreira, como Giorgio Armani, Givenchy e Alexander McQueen, e é com essa bagagem que traz sua visão para criar não só a linha Legacy, mas unificar toda a comunicação visual da marca, baseada na tradicional cruz, representada no logotipo da St. James. "Assino sete vasos, de diferentes proporções, que apresentam um design contemporâneo e geométrico, mas o grande destaque fica por conta das cruzes impressas em baixo-relevo representando o brasão da St. James. Quis trazer uma proposta moderna, mas revisitando o clássico, como esse logo sempre elegante", afirma Bauti.

Este ano, a Semana do Design de Milão, que ocorre entre os dias 16 e 22, será voltada à tecnologia, à flexibilidade e à sustentabilidade. Estarão reunidos cerca de 2 mil expositores do mundo inteiro e estão sendo esperados mais de 300 mil visitantes de 165 países. Durante a semana, as exposições ficarão restritas aos profissionais da área e, no fim de semana, todos poderão conhecer as criações que envolvem design, móveis, iluminação e decoração. 

Tags: Salão do Móvel de Milão decoração design feira

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
18 de setembro de 2018
11 de setembro de 2018

No Lugar Certo você encontra o que procura