O Banco Marquesa, de Oscar Niemeyer, será um dos destaques nos estandes brasileiros
A Semana do Design de Milão, considerado o maior evento mundial do calendário de design, contará com dois espaços dedicados à exposição do trabalho de brasileiros. O Brasil S/A e o Be Brasil contarão com a presença de 65 profissionais.
No espaço Be Brasil, os visitantes terão uma experiência no estilo túnel do tempo. Os nomes dos grandes modernistas Oscar Niemeyer e Sergio Rodrigues, em conjunto com profissionais que fazem sucesso na atualidade, estarão representados em exposições que buscam destacar a criatividade, a inovação e a sustentabilidade de criações brasileiras.
Peças de Sergio Rodrigues que estarão expostas na Semana de Design de Milão
Na entrada do espaço dedicado à exposição de móveis, luminárias, revestimentos e objetos brasileiros, os visitantes vão se deparar com a mostra central, dedicada aos mestres modernistas, com criações que remontam à década de 1940. Peças de Jorge Zalszupin, Oscar Niemeyer e Sergio Rodrigues levam um pouco da identidade brasileira para a Itália.
Fernando Mendes, presidente do Instituto Sergio Rodrigues, explica que, na exposição das peças do designer, o foco estará nos anos 1959, 1960 e 1961, nos quais a sua história se relacionou com a Itália. Na primeira data, ele se tornou o primeiro brasileiro a ter seu mobiliário publicado na famosa revista italiana de design Dommos. No ano seguinte, Sergio Rodrigues projetou todo o mobiliário e o interior do Palácio Pamphilj, embaixada do Brasil em Roma, e, por fim, em 1961, ganhou o 4º Concurso Internacional do Móvel em Cantu, na Itália, com a Poltrona Mole.
Cômoda Bianca, do designer brasileiro Sergio Rodrigues
Fazendo grande sucesso no exterior e tendo sido o responsável pela decoração da embaixada brasileira em Roma, Sergio Rodrigues foi chamado para ser também a mente por trás da decoração do Palácio do Itamaraty, em Brasília.
Para Fernando, poder continuar divulgando o trabalho do mestre internacionalmente é manter viva a presença do Brasil na área de mobiliário. "Ele foi o primeiro designer brasileiro a ter espaço no mercado estrangeiro e acho que abriu as portas justamente por apresentar um trabalho autoral e diferente, expressando a cultura brasileira por meio de seus desenhos", completa.
FONTE DO MODERNISMO
Entre os novos nomes brasileiros no mercado, Gustavo Bittencourt é um dos que bebem na fonte do modernismo do qual a capital federal é um exemplo vivo. "Brasília é dos um ápices dessa arquitetura, com Niemeyer e tantos outros nomes. Uma cidade criada do zero e pensada com uma identidade própria. É um exemplo do modernismo", afirma.
O bar de Gustavo Bittencourt tem inspiração no brise-soleil
Gustavo já expôs na Semana do Design de Milão diversas vezes, mas afirma que a realização de poder mostrar seu trabalho aos principais nomes do mercado é constante. "É a cidade inteira se movimentando pelo design. Só se fala nisso e é impressionante como é valorizado", observa.
Este ano, Gustavo apresenta um bar com inspirações no brise-soleil (quebra-sol), clássico modernista. "Sou apaixonado pela arquitetura modernista brasileira e ela é uma grande inspiração. Os movimentos, a transparência e o jogo de luz dos brises, tão característicos em Brasília, foram a minha inspiração. É uma espécie de homenagem a esse elemento da nossa arquitetura", completa.
PEÇAS DE LUXO
Peça de prata da St. James que será apresentada no mercado internacional de decoração de luxo
A St. James - que fabrica peças de prata no Brasil - vai participar da Mostra Be Brazil, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), durante a Semana de Design de Milão. A marca apresenta para o mercado internacional de decoração de luxo a linha Legacy, assinada pelo designer e novo consultor criativo da marca Nino Bauti. Já as coleções Plisse e Spyke são do estúdio Sette7 e as bandejas Encontros Sinuosos e Alto-mar foram desenvolvidas pelo renomado arquiteto Ruy Ohtake.
Nino Bauti trabalhou com grandes marcas do mundo da moda ao longo de sua carreira, como Giorgio Armani, Givenchy e Alexander McQueen, e é com essa bagagem que traz sua visão para criar não só a linha Legacy, mas unificar toda a comunicação visual da marca, baseada na tradicional cruz, representada no logotipo da St. James. "Assino sete vasos, de diferentes proporções, que apresentam um design contemporâneo e geométrico, mas o grande destaque fica por conta das cruzes impressas em baixo-relevo representando o brasão da St. James. Quis trazer uma proposta moderna, mas revisitando o clássico, como esse logo sempre elegante", afirma Bauti.
Este ano, a Semana do Design de Milão, que ocorre entre os dias 16 e 22, será voltada à tecnologia, à flexibilidade e à sustentabilidade. Estarão reunidos cerca de 2 mil expositores do mundo inteiro e estão sendo esperados mais de 300 mil visitantes de 165 países. Durante a semana, as exposições ficarão restritas aos profissionais da área e, no fim de semana, todos poderão conhecer as criações que envolvem design, móveis, iluminação e decoração.
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