Marque na agenda!

Coletivo de arte e artesanato convida para evento especial de Natal em BH

Feira Beagá Arte será no próximo sábado, dia 22, na Savassi, com lindos produtos feitos à mão, ótimas opções para presentear

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 18/12/2018 14:00 / atualizado em 16/12/2018 19:00 Joana Gontijo /Lugar Certo
Beagá Arte/Divulgação

Retrato da diversidade, marcas da cultura, a identidade celebrada em cada detalhe. Presença de um povo, fruto da criação. Materialização sensível do que brota na alma, herança do tempo. Com inúmeras técnicas e ramificações, a arte e o artesanato encontram inspiração em uma rica variedade de produtos, exaltando a história e a tradição da região onde nascem, em uma reafirmação do sentido de pertencimento. Fibras, cerâmicas, madeira, couro, pedraria, fios, metais, tecidos, papel, itens reciclados, entre tantas outras matérias-primas, dão forma aos mais diferentes efeitos alcançados pelo feito à mão. São as sementes dos altos e corajosos voos da imaginação, que viaja sem limites e expande os modos de expressão. Não é à toa que o trabalho manual seduz admiradores pelo mundo inteiro e ganha protagonismo dia a dia.

Entusiastas da arte e do artesanato procuram nas peças exclusividade e personalidade, bem o oposto dos industrializados, da mecanização e da fabricação em série - nesse ponto, são as raízes que falam alto. Quanto mais inovador e criativo o design, maior o valor embutido para conquistar o coração que aprecia. Do objeto à embalagem, a ideia é proporcionar ao comprador uma experiência completa. Afinal, trata-se de elementos cujo significado transcende a mera utilidade ou linguagem estética - a importância se orienta, muito antes, pela carga cultural e afetiva, em uma originalidade que clama por ser compartilhada.

E com as festividades de fim de ano se aproximando, nada melhor que encontrar no cardápio dos artigos autorais opções para agraciar quem se ama. Pensando nisso, o projeto Valorizando Quem Faz, um coletivo de artesãos e artistas plásticos, irá promover, neste sábado, 22 de dezembro, um evento especial. É a edição de Natal da Feira Beagá Arte, que será relizada no Jockey Bar & Café, na Savassi, entre 10h e 18h, com entrada gratuita.

Beagá Arte/Divulgação

Estarão reunidos 16 expositores que vão apresentar produtos entre R$ 20 e R$ 250, assinados por marcas locais. Dentre o leque oferecido, estão opções para uso pessoal ou para enfeitar o lar, como: joalheria, bijuterias artesanais e semi-joias em materiais variados, bastidores bordados, crochê, suculentas, pedras desenhadas, trabalhos para mesa posta, bolsas feitas à mão, roupas, mosaicos, biscoitos natalinos, pijamas de algodão, porcelanas pintadas, aquarelas, origamis, entre outros. "Pretendemos promover a união entre os atores da cadeia da arte e do artesanato. Convocamos o público para prestigiar a produção em Minas, valorizar o que a gente tem e faz", diz Cynthia Rabello, coordenadora do projeto.

O eixo da atuação do Coletivo Beagá Arte, muito mais que ser uma janela de convívio, em que os produtores, desafiados a inovar, podem comercializar objetos que demonstram seus mais íntimos sentimentos, é a busca contínua por exaltar a cultura e as tradições mineiras. "É o resgate de um pedacinho de nossa história", pontua Cynthia. Para ela, a maior importância do trabalho é engrandecer o que é artesanal. "São artistas que fazem peças lindas, estimadas até fora do Brasil, mas enfrentam dificuldades na comercialização, principalmente por causa dos atravessadores. Dessa forma, acabam não sendo reconhecidos e ficam sem o retorno desse esforço todo. Muitas vezes, a loja oferece o produto mas não faz a mínima questão de apresentar a trajetória do autor da obra para os clientes. E a maioria dos artesãos dedica a vida a isso", critica.

Beagá Arte/Divulgação

Cynthia também faz questão de frisar a parceria com o Jockey Bar & Café, que funcionará normalmente no dia da feira, e comparece com a gastronomia, oferecendo a cafeteria, petiscos, cervejas artesanais e pratos à la carte. Ideias perfeitas para desfrutar bons momentos na companhia de amigos e da família.

Em janeiro do ano que vem, o projeto irá inaugurar um espaço fixo para exposição e venda no Sou Café, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. Para 2019, a pretensão do coletivo é também se tornar uma associação, o que vai ajudar na visibilidade e abrangência de público. A perspectiva é de conseguir incentivo, novas formas de apoio, dar oportunidade aos artesãos de participar de diversas exposições, até em outros estados, em locais como centros culturais e museus, por exemplo, a preços de exposição acessíveis.

Os interessados no projeto podem acompanhar a programação e as novidades pelo Instagram.

Serviço:
Feira Beagá Arte Savassi - Especial de Natal
22 de dezembro, das 10h às 18h
No Jockey Bar & Café
Rua dos Inconfidentes, 871, Savassi
Entrada gratuita
Mais informações na
 página do evento no Facebook
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023