Como manter a casa segura? Essa é uma dúvida pertinente para famílias com crianças em casa. Devido à curiosidade e à ingenuidade, elas podem se meter em encrencas.
Assim sendo, é dever dos pais e responsáveis pensar nos riscos de cada cômodo e minimizá-los, sobretudo nas férias, quando as escolinhas estão fechadas. Portanto, acompanhe as 7 principais dicas que separamos para você.
No que devemos ficar de olho?
De modo geral, a casa esconde riscos para os pequenos. Muitas vezes, casais sem filhos nem imaginam que as crianças podem se envolver em acidentes banais que, infelizmente, custam a vida. Desse modo, veja o que é mais importante para ter uma casa 100% segura:
- evite fios de eletricidade soltos para prevenir choques;
- reforce a iluminação dos cômodos para evitar quedas;
- coloque protetores nas tomadas para eliminar o risco de a criança inserir algum objeto;
- proteja janelas, sacadas, escadas e piscinas com telas de proteção;
- sinalize as portas de vidro existentes para evitar batidas;
- prefira móveis de canto arredondado, mas se não for possível, coloque protetores;
- deixe sempre medicamentos e produtos de limpeza no alto para evitar o acesso dos pequenos.
Agora, passadas essas dicas gerais, vamos às recomendações de segurança em cada cômodo? Afinal, alguns lugares podem ser potencialmente mais perigosos que outros.
Cuidados na cozinha
Os acidentes domésticos mais comuns envolvendo crianças ocorrem nas cozinhas das residências. Isso porque fogão, isqueiros e facas escondem muitos riscos.
Nesse sentido, o ideal é evitar o acesso da criança à cozinha. Porém, se isso não for possível, na hora de cozinhar, prefira usar as bocas de trás do fogão. Além disso, vire os cabos das panelas para dentro ou no sentido da parede.
Isso evita que a criança puxe o cabo e se queime com o alimento quente.
Ademais, deixe isqueiro e fósforo fora do acesso das crianças pequenas. Afinal, criança e fogo não combinam.
Cuidados na sala
A sala de estar também esconde alguns perigos. Por isso, na hora de decorar sua sala, pense também na segurança das crianças. Por essa razão, evite cortinas com puxadores, já que eles podem causar enforcamento.
Evite também deixar sofás e cadeiras próximos à janela. Outro detalhe importante: se possuir escada, não se esqueça de usar portões ou grades para evitar possíveis quedas.
Até mesmo as plantas pontiagudas, como comigo-ninguém-pode, ou espinhentas, como os cactos, devem ser evitadas. Isso porque as crianças podem colocar na boca ou se ferir ao tocar.
Cuidados nos quartos
Os quartos dos pais também podem ocasionar acidentes domésticos com bebês e crianças. O local pode conter risco de choque elétrico nas tomadas, principalmente se você utiliza vários aparelhos conectados em uma só fonte.
Mas outro risco pode estar dentro dos guarda-roupas. As naftalinas, que são usadas para evitar traças, podem ser confundidas com balas pelas crianças, que as colocam na boca.
Outro detalhe importante para ter uma casa segura para crianças: não use móveis com rodinhas, pois eles podem provocar acidentes.
Além disso, não fume no interior da casa, já que a bituca de cigarro pode causar um incêndio.
Cuidados no quarto do bebê
E o que dizer do quarto do bebê? Para ter uma casa segura para crianças, você deve cuidar também do quartinho, pois ele é o espaço em que o seu filho passa boa parte do tempo.
Por essa razão, tome muito cuidado na escolha do berço. Prefira, portanto, aqueles com selo dos órgãos responsáveis, com a devida distância entre as grades.
E também não utilize protetor de berço ou mosquiteiro, pois ambos os objetos podem causar sufocamento no neném.
Cuidados no banheiro
O banheiro seguro é aquele que contém tapete antiderrapante e box de vidro com a manutenção em dia para evitar que se quebre com facilidade. Mas há ainda outros cuidados para tomar, como:
- manter a porta sempre fechada para evitar que a criança suba na bancada;
- não deixar a tampa do vaso levantada e, de preferência, usar uma trava de proteção para crianças;
- deixar o piso do banheiro sempre seco;
- não deixar a criança banhar-se sozinha na banheira cheia;
- retirar aparelhos eletrônicos das tomadas;
- conferir a manutenção do funcionamento do aquecedor do banheiro.
Cuidados na área de serviço
Crianças devem ficar na área de serviço apenas na companhia de adultos, pois o local contém produtos químicos que podem causar intoxicação, como água sanitária e desinfetante.
Mas, de qualquer maneira, mantenha esses produtos de limpeza em armários aéreos, ou seja, longe do acesso de crianças pequenas. E caso haja uma ingestão acidental, leve a criança imediatamente ao pronto socorro.
Cuidados na área externa
A área externa da casa também precisa de uma atenção especial, especialmente se tiver piscina. Nesse sentido, o melhor a fazer é usar uma proteção para crianças e pets.
Mas além disso, verifique as plantas do jardim, pois algumas espécies são tóxicas se levadas à boca ou em contato com a pele. Lembre-se que os cuidados com escadas, pisos lisos e tomadas devem ser redobrados também na área externa.
Gostou das dicas de casa segura para crianças?
Você pode conferir também o conteúdo sobre como decorar quarto infantil. No portal Lugar Certo você encontra ainda mais ideias e inspirações para o seu lar. Confira!
.