Higienização

Entenda qual é a melhor maneira de tirar manchas de um sofá de tecido

Nada como sentar e relaxar em um sofá higienizado; por isso, veja dicas de como fazer a limpeza de acordo com a mancha a ser removida

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 28/06/2022 14:42


O sofá é o principal móvel da sala. / Foto: Freepik - O sofá é o principal móvel da sala. / Foto: Freepik

 

sofá é o principal móvel da sala. Mas o que fazer quando ele tem manchas ou está sujo? A dica é limpar o sofá em casa com produtos simples, como álcool, vinagre e bicarbonato de sódio. No entanto, é preciso saber as maneiras certas de como tirar a mancha de sofá para não danificar o revestimento. 

Portanto, o primeiro passo é identificar o tipo de tecido utilizado e, na sequência, o manual do fabricante. Afinal de contas, a maioria dos estofados tem etiquetas que demonstram o tipo de limpeza adequada. 

Acompanhe mais detalhes neste conteúdo. 

Como limpar o sofá em casa? 

Existem muitas empresas especializadas em limpeza e impermeabilização de sofá. Entretanto, você pode fazer a higienização em casa, se estiver querendo economizar. 
 
Primeiramente, veja a etiqueta do sofá e identifique o tipo de limpeza permitida. Confira o significado das letras: 
  • O: pode ser lavado com água;
  • W: use apenas pano úmido e produto específico para limpeza de sofá; 
  • P: utilize a limpeza a seco; 
  • F: realize a limpeza somente com empresa especializada. 

De qualquer forma, para uma limpeza diária é possível usar apenas o aspirador de pó ou um pano úmido com água. 

Outra opção muito usada por pessoas que procuram dicas de como tirar mancha de sofá é a limpeza a seco, feita com aerossol.  

Quais receitas caseiras posso usar para limpar o sofá? 

Agora, se a sua intenção é fazer uma limpeza mais profunda, acompanhe as dicas a seguir. Lembre-se que o sofá não pode receber água e sabão diretamente, como outros itens da casa. Por isso, todo cuidado é pouco para aumentar a vida útil do estofado. 

Bicarbonato e amaciante

Misture 1 litro de água, um quarto de álcool, 1 colher de bicarbonato de sódio, meio copo de vinagre de álcool e uma colher de amaciante.

Em seguida, coloque essa mistura em um borrifador e lance sobre o sofá. Então, esfregue com um pano seco, indo por partes, e espere secar totalmente. 

Vinagre e água morna 

Essa dica é interessante para quem tem sofá de linho ou veludo. Basta misturar um litro de água morna com um quarto de vinagre de álcool. 

O próximo passo é borrifar essa mistura no sofá e usar uma esponja para remover as manchas mais difíceis. Então, é só finalizar a limpeza com um pano seco. 

Vinagre, bicarbonato e detergente 

Aqui três ingredientes poderosos são utilizados. Para limpar e remover manchas de sofá de tecido, use meio copo de vinagre de álcool, duas colheres de bicarbonato de sódio e um pouco de detergente neutro. 

Pegue a mistura e coloque num borrifador, colocando sobre o sofá, especialmente nas manchas mais resistentes. 

Esfregue o sofá com uma esponja macia e, logo depois, remova o excesso com um pano úmido em água. 

Como remover manchas de esmalte de sofá?

Pode acontecer de o vidro de esmalte virar sobre o sofá novo. Então, é hora de pegar o laquê de cabelo e cotonete para a remoção da mancha, se o esmalte já tiver secado sobre o sofá de tecido. 

Portanto, borrife um pouco de laquê sobre o cotonete e esfregue na mancha até removê-la totalmente. O produto serve para soltar as moléculas do esmalte. Depois, é só completar a limpeza como de costume. 
 
Lembre-se que o sofá não pode receber água e sabão diretamente, como outros itens da casa. / Foto: Freepik - Lembre-se que o sofá não pode receber água e sabão diretamente, como outros itens da casa. / Foto: Freepik
 

Como remover manchas de vinho do sofá? 

O vinho tinto é saboroso, mas pode causar manchas no seu sofá após cair sobre o revestimento. Neste caso, a dica é utilizar sal com limão sobre a mancha. 

Faça uma pastinha dos dois produtos e esfregue sobre o local manchado com a ajuda de um pano ou esponja macia. Na sequência, complete a limpeza com um pano embebido em água e sabão. 

Qual é o melhor produto para remover manchas de sofá? 

Manchas de giz de cera, de caneta, de gordura e muitas outras podem ser retiradas com uma misturinha caseira simples. 

Você vai precisar de detergente neutro, vinagre e água. Enfim, misture uma colher de sopa de detergente neutro, duas colheres de vinagre de álcool e uma xícara de água em temperatura ambiente. 

O próximo passo será borrifar a solução no local da mancha e esperar agir por 10 minutos. Logo após, retire o excesso com um pano umedecido em água. 

Você gostou das sugestões de como tirar a mancha de sofá? Aproveite para ler agora 6 dicas de rotina de limpeza. 

E não perca as últimas matérias do portal Lugar Certo, que traz a você inspirações de decoração, dicas de limpeza e organização e muitos outros temas. 

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
12 de julho de 2023
10 de julho de 2023