Sempre novo

Limpando o sofá: aprenda 5 receitas caseiras que vão te ajudar nessa tarefa

O sofá é o protagonista da sala, exatamente por isso, capriche na limpeza com receitinhas caseiras e muito eficientes

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 08/06/2021 13:00 / atualizado em 08/06/2021 13:17


Aprenda a limpar o sofá - Freepik Aprenda a limpar o sofá

 
sofá é um dos móveis essenciais de uma casa, por isso é escolhido com cuidado. Chegar em casa depois de um longo dia de trabalho e poder tirar algum tempo para relaxar confortavelmente no sofá é maravilhoso, não é mesmo? Pois bem, para que esses momentos não sejam prejudicados por nada, vamos te ensinar alguns truques para manter a limpeza do seu querido sofazinho em dia.
 
Essa peça está muito além de um simples móvel bonito e decorativo, ela precisa ser confortável e aconchegante. Afinal, é o centro da sala e nele passamos horas. Porém pelos de animais, poeira, líquidos derramados e manchas de sujeira podem atrapalhar o nosso sossego e a organização do ambiente.
 
O sofá é um móvel caro e por isso deve ser preservado, pois não tem como trocá-lo todo ano. Pensando nisso, separamos dicas de como limpar o sofá e mantê-lo sempre novinho em folha.

Comece pela limpeza de rotina


Esse móvel pode ficar sujo com facilidade. Portanto, se você costuma fazer suas refeições nele redobre os cuidados ou evite comer enquanto está sentado no sofá. Realizar uma limpeza de manutenção é o ideal, sendo que uma vez por semana é suficiente. 
 
Dependendo da sujeira, porém, os lenços umedecidos dão conta do recado e podem ser bons aliados na manutenção. Quando se tratar de limpeza pesada, realize pelo menos uma vez por ano e de preferência com empresas especializadas.
 
Para pequenas manutenções, alguns truques podem te ajudar a manter o móvel limpo por mais tempo. Aposte em mantas e acessórios como os apoios de braço, eles ajudam a proteger o seu sofá.

Antes de limpar o sofá


Algumas coisas devem ser consideradas antes de iniciar a limpeza dos sofás. Antes de utilizar produtos ou fazer misturas, se atente às indicações do fabricante. Veja só, se o seu sofá tiver:
 

Etiquetas com a letra P

Não o umedeça. A limpeza realizada deve ser feita a seco. 
 

Etiquetas com a letra S 

Estes permitem que produtos à base de solventes sejam utilizados na limpeza.
 

Etiquetas com a letra W 

Indica que o sofá pode ser umedecido na hora de limpar.
 

Etiquetas com as letras SW 

Podem ser limpos com umidade e produtos à base de solventes. 
 

Etiquetas com a letra F 

Significa que somente a limpeza é seco é indicada e esta deve ser realizada por um profissional. 
 

Etiquetas com a letra O 

Diz que seu sofá pode ser lavado em água fria.
 

Etiquetas com a letra X 

Não permite o uso tanto de produtos à base de água quanto à base de solventes. Sendo assim, a única forma de limpar este sofá é com aspirador de pó.
 
Depois de entender o que você pode ou não usar na limpeza, separamos mais algumas dicas que irão deixar o sofá da sua sala ainda mais aconchegante.
 
Aprenda a limpar o sofá - Freepik Aprenda a limpar o sofá
 

Receitas caseiras para limpar seu sofá

 

1. Vinagre e água morna

Essa mistura é indicada para sofás de linho, veludo e tecidos em geral. Faça uma solução com um litro de água morna e um quarto de vinagre e espalhe por toda a superfície a ser limpa. Essa mistura ajuda na remoção de sujeiras do dia a dia e também elimina manchas, mas pode ser necessário o uso de uma esponja para esfregar. Cuidado com a intensidade dos movimentos e nunca use escovas. 
 

2. Água e detergente neutro

Utilize essa mistura para sofás de courino, couro ou napa. Umedeça um pano nessa solução e passe nas partes a serem limpas, não exagere na umidade, cuidado! Além disso, opte por produtos indicados para sofás de couro, pois eles prolongam a vida útil do móvel.
 

3. Aspirador de pó

O aspirador é indicado para a limpeza de todos os tipos de sofás, principalmente para aqueles que não podem ser molhados. O aspirador evita o acúmulo de sujeiras e poeiras e pode ser usado toda semana ou sempre que necessário. 
 

4. Amaciante e bicarbonato

A mistura de amaciante e bicarbonato é eficiente para remover maus cheiros do sofá. Sendo assim, em um recipiente misture: um litro de água, um quarto de álcool, meio copo de vinagre, uma colher de sopa de bicarbonato e uma colher de sopa de amaciante. Coloque a mistura em um borrifador e espalhe na superfície do sofá, depois esfregue com um pano. Essa mistura é ideal para eliminar odores ocasionados por animais de estimação, bebidas ou comidas derrubadas no móvel. 
 

5. Álcool

É indicado para sofás que exigem limpeza a seco. Borrife o produto no sofá a uma distância razoável e esfregue com um pano em seguida.
 
Temos certeza de que com essas dicas, seu sofá ficará sempre limpo e com boa aparência. Não se esqueça de conferir quais os produtos indicados para o seu tipo de sofá antes de começar a limpeza. 
 

Gostou das dicas?

Se você gosta de dicas de organização, decoração, limpeza e faça você mesmo, continue navegando no Lugar Certo, tudo o que você procura, em um só lugar. 
 
Ainda falando sobre dicas de dona de casa, leia também alguns truques de limpeza de casa.
 
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023