Estilo

Faça você mesmo: aprenda a fazer seu próprio sofá improvisado e barato

Mesmo com pouca grana você pode pode ter uma sala bonita e estilosa com um sofá personalizado

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 06/04/2021 13:00 / atualizado em 06/04/2021 13:38


Freepik
 
Nos últimos meses a combinação de pandemia, diminuição de renda e alta de preços fez com que o orçamento de muitos brasileiros ficasse apertado. Por conta disso, muitos planos e sonhos foram adiados. Um belo sofá, por exemplo, pode custar muito caro, mas que tal investir na criatividade e fazer você mesmo o seu sofá improvisado? É sobre isso que falaremos neste post.
 
Afinal de contas, ter uma sala agradável para compartilhar bons momentos em família é muito importante. Além disso, você pode fugir dos modelos tradicionais, com um sofá elegante e personalizado. Saiba mais a seguir. 

Faça um sofá simples usando pallets


Os móveis com pallet estão em alta há alguns anos, aprenda a usá-los para fazer seu sofá simples. Portanto, acompanhe nossas dicas abaixo. 
 

Escolha o pallet


Procure por pallets feitos com madeira de boa qualidade, de preferência madeiras tratadas.

Prepare o pallet


Lixe os pallets escolhidos para tirar qualquer imperfeição ou farpa. Então, escolha uma área aberta para fazer este trabalho por conta do pó que a madeira vai soltar durante o processo.

Pinte o pallet


Você pode utilizar tinta de esmalte sintético ou Eucatex Fundo para madeira, mas não é uma regra, aliás, utilize a tinta da sua escolha. Enfim, pinte todas as partes do pallet com quantas demãos achar necessário. Capriche!

Escolha o estofado


Para o estofado, você pode optar por um colchão de solteiro ou pesquisar em lojas especializadas e tentar encontrar algo mais em conta. Escolha o que mais se adapte ao seu ambiente e ao seu orçamento.

Faça um sofá barato usando tatame


Um sofá estiloso, barato e fácil de fazer! Estamos falando do sofá usando tatame. Nesse sentido, anote os passos a seguir:
 
  1. escolha o tamanho do sofá e, na sequência, compre as madeiras de compensado;
  2. faça a base do sofá;
  3. para unir as peças, use placas de junção dobrada, pelo menos 3 de cada lado e parafusos;
  4. dê um reforço para a base, usando placas de junção reta, usando pelo menos 4 placas;
  5. para fixar os pés, utilize uma fita dupla-face de boa qualidade;
  6. para fazer os braços do sofá, use as placas menores na parte de baixo para fixar;
  7. já para o encosto do sofá, você vai precisar medir. Na parte de trás, meça 17 cm de cima para baixo, usando um esquadro nessa mesma marcação. Depois, meça 7 cm e, assim, você vai achar o ponto, depois você ligará esse ponto com a quina do sofá;
  8. para fixar, use plaquinhas maiores e outras menores neste ponto do sofá. Depois disso é só escolher os tatames.

Faça um sofá com blocos de concreto


Outra dica muito boa, principalmente para quem tem animais de estimação dentro de casa, são os sofás com blocos de concreto. Os blocos são utilizados para fazer diversos móveis, e fazer um sofá barato com eles é bem simples. Veja como:
 
  1. primeiramente decida o tamanho do sofá e compre a quantidade de blocos necessários para fazer duas pilhas;
  2. você pode optar por deixá-los ao natural ou pintá-los com a tinta de sua preferência;
  3. depois de pintá-los ou não, faça a montagem das pilhas. Caso deseje, use argamassa ou cimento para unir os blocos;
  4. desse modo, escolha o estofado. Assim, pode ser um colchão de solteiro com uma capa diferente. Peça para uma costureira fazer uma capa bem estilosa.
 
Em resumo, com um pouco de criatividade e mão na massa, você pode ter um bom sofá improvisado na sua casa. Escolha o que mais tenha a ver com o seu estilo!
 
Agora que você chegou ao fim deste artigo, o que acha de continuar acompanhando o portal Lugar Certo? Ele traz “faça você mesmo”, dicas de decoração e organização. Leia também nossas dicas de decoração para sala pequena. 
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023