Lugar certo

Limpeza de cadeiras

Cadeiras estofadas: conheça 7 formas simples e baratas de limpar

 

As cadeiras estofadas dão um charme especial ao ambiente e garantem mais conforto no dia a dia. No entanto, por serem de material estofado, é preciso ter maior cuidado para preservar a vida útil e ainda mantê-las limpas. 

 

Com o passar do tempo, pode haver acúmulo de poeiras e resíduos que causam manchas que deixam o estofado da cadeira encardido e desbotado.

 

Além disso, o acúmulo de poeira e demais sujeiras podem resultar em problemas de saúde tais como alergias, irritação e coceira nos olhos, na pele, espirros,  

nariz entupido, entre outros.

 

Por isso, é necessário limpar as cadeiras estofadas regularmente. Continue a leitura deste artigo para descobrir o que deixa os estofados das cadeiras sujos e como fazer a higienização correta. 

 

Cadeiras estofadas: como elas podem ficar sujas

 

Fatores como crianças usarem as cadeiras estofadas para brincar, a localização próxima a janelas voltadas para a rua ou até mesmo o uso rotineiro desses móveis  pode deixá-los com aparência amarelada, suja e envelhecida.

 

Para evitar que isso aconteça, é fundamental manter alguns cuidados como a higiene periódica. Além disso, descobrir as causas do acúmulo de sujeira contribui para promover algumas mudanças e prolongar a vida útil das cadeiras estofadas.

 

O acúmulo de sujeira pode provocar crises alérgicas, tais como sinusite e rinite, e ainda atrapalhar a estética do ambiente.

 

Portanto, a correta higienização traz benefícios para a saúde de todos os moradores e ainda deixa o ambiente muito mais aconchegante.

 

7 dicas simples para limpar cadeiras estofadas

 

Você sabia que é possível preparar algumas misturas simples, mas eficazes, para a limpeza das cadeiras estofadas?

 

Vinagre branco, bicarbonato de sódio, álcool e amaciante são excelentes para remover a sujeira e ainda deixar um perfume agradável nos móveis. 

 

Leia a seguir outras dicas que vão deixar suas cadeiras estofadas com aparência de novas.

 

1. Uso do aspirador de pó 

Esse equipamento é bastante útil para a limpeza doméstica, especialmente para móveis, estofados, colchões e outras superfícies que retêm poeira com maior facilidade. 

 

Comece limpando as cadeiras estofadas de cima para baixo, tendo o cuidado especial de aspirar os cantos, costuras e fendas. Nesses espaços é comum que a sujeira se acumule prejudicando a aparência da sua cadeira.

 

2. Retire manchas usando água e sal

Polvilhe uma quantidade generosa de sal sobre a mancha da sua cadeira estofada. Em seguida, molhe levemente o local com uma pequena porção de água morna. 

 

Deixe agir por alguns minutos, remova o sal com aspirador de pó, e depois use uma escova de cerdas macias para retirar a mancha por completo.

 

3.
Siga as orientações do fabricante

Antes de efetuar a limpeza, procure no interior do seu móvel a etiqueta da cadeira com as orientações de lavagem indicadas pelo fabricante. Caso não possua, analise o tipo de tecido e procure informações específicas sobre como proceder com a higienização. 

 

Fique atento aos símbolos presentes na etiqueta, como, por exemplo, o desenho de uma bacia d'água ou a letra 'W' que indicam se você pode molhar o tecido, e o símbolo ‘X’, que mostra que determinado tipo de substância ou procedimento pode danificar a peça.

 

4.  Use a tradicional mistura de vinagre, água e bicarbonato de sódio 

Embora seja uma receita bastante antiga, ela é extremamente eficaz na remoção de manchas mais resistentes e o consequente embelezamento do seu móvel. 

 

Para fazer a higienização das cadeiras estofadas, misture água morna e vinagre em partes iguais, e acrescente uma colher de bicarbonato de sódio. 

 

 

 

Não exagere na quantidade de água, pois é necessário formar uma pasta homogênea. Aplique sobre manchas ou mesmo em todo móvel, caso seja necessário um clareamento de toda sua superfície.

 

Deixe agir por 20 minutos e retire essa mistura com o aspirador de pó e uma escova de cerdas macias. 

 

5. Use vinagre e álcool

 

Ao usar essa mistura é importante ter bastante cuidado pois ela pode manchar as superfícies. Sendo assim, acrescente 2 partes de vinagre branco de maçã para uma parte de álcool. 

 

Uma dica para deixar essa solução ainda mais potente é acrescentar uma colher de café de bicarbonato de sódio. Você pode ainda adicionar um pouco de amaciante para deixar um cheiro agradável nas suas cadeiras estofadas. 

 

Coloque a mistura no borrifador, passe sobre o seu móvel e depois retire o excesso com uma escova macia e uma toalha mágica.

 

6. Faça a limpeza a vapor

 

Usar essa alternativa pode tornar a limpeza muito mais rápida, fácil e eficaz.

No entanto, é importante fazer o teste para ver se a sua cadeira estofada pode ser limpa desta forma. 

 

Separe uma pequena área e libere o vapor de forma suave e preferencialmente com um pano de microfibra preso ao aparelho. Se perceber que o resultado foi favorável, aplique a limpeza a vapor em toda a superfície do móvel.

 

7.  Contrate a limpeza profissional a seco

 

Se todas as iniciativas para deixar a sua cadeira estofada limpa e bonita não surtiram efeito, é hora de contratar um profissional de limpeza a seco. Essa é uma forma eficiente e segura de cuidar dos seus móveis, garantindo que eles fiquem devidamente higienizados sem trazer prejuízo para sua estrutura. 

 

Além disso, estamos falando de uma limpeza ecológica, pois não agride o meio ambiente e, ainda assim, apresenta um resultado eficaz.

 

Cadeiras estofadas: veja 5 dicas de como conservar o estofado por muito mais tempo

 

1. Remova as manchas imediatamente

Seja qual for o tipo de resíduo que cair sobre a cadeira estofada, remova o mais rápido possível.

 

2.  Cuidado com o uso de produtos abrasivos

Água sanitária, esponja de aço e escovas com cerdas mais duras podem prejudicar o tecido, portanto, evite-os e leia com atenção as instruções de lavagem.

 

3.  Não deixe suas cadeiras expostas ao sol

incidência frequente de luz solar pode desbotar o tecido ou mesmo causar rachaduras principalmente na estrutura do móvel. 

 

4.  Deixe as cadeiras em local arejado

Isso ajuda a evitar o acúmulo de umidade que pode resultar em mofo no estofado.

 

5. Invista na impermeabilização dos estofados

Esse serviço protege todo o tecido evitando manchas e prolongando sua vida útil. 

 

O que achou das nossas dicas? 

 

Embora sejam bonitas, confortáveis e garantam um charme especial na decoração da sua casa, as cadeiras estofadas precisam de cuidados especiais. Entre eles, a correta higienização para manter os móveis livres de ácaros e fungos que podem causar doenças. 

 

Estabeleça ações de limpeza periódica para que seus móveis possam ficar sempre higienizados e ainda terem sua vida útil prolongada. 

 

O Lugar Certo é um portal que reúne dicas de cuidados para sua casa, decoração, jardinagem e arquitetura. Continue navegando pelo nosso site, aproveite para ler também nossa matéria sobre como montar um cronograma de limpeza

.