Casa limpa

Limpeza de casa: confira alguns truques e dicas que vão facilitar sua vida

Você sabia que o vinagre é um coringa na limpeza de casa? E ainda que o limão pode tirar manchas do banheiro? Saiba mais neste conteúdo

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 11/01/2021 13:11 / atualizado em 11/01/2021 13:44


Freepik

 
Como é bom chegar em casa e encontrar tudo limpo e perfumado. Mas para atingir esse nível é preciso arregaçar as mangas e fazer uma bela faxina.
 
Porém, como fazer a limpeza de casa quando não se tem experiência ou tempo disponível? Confira as dicas deste artigo. 
 
Acima de tudo, algo muito importante a acrescentar na rotina é fazer uma manutenção constante. Sendo assim, você pode programar uma limpeza pesada uma vez por semana ou duas vezes por mês. Contudo, é importante deixar tudo em ordem todos os dias para evitar o acúmulo de sujeira e a desordem. 

Produtos de limpeza: monte o seu kit 


A seção de produtos de limpeza dos supermercados está cheia de tentações que prometem a remoção da sujeira, não é mesmo? Mas não é preciso encher o carrinho. Portanto, bastam alguns produtos básicos para montar o seu kit faxina. Veja: 
 

Desinfetante


Para matar micro-organismos de pisos e superfícies.

Álcool


Para higienizar mesas, armários e bancadas, sendo muito útil principalmente em tempos de pandemia viral.

Desengordurante


Ideal para a limpeza de peças da cozinha e da área gourmet.

Detergente líquido


Além de ser usado para lavar louças, também é útil na limpeza de janelas e pisos. 

Não se esqueça de sempre ter na dispensa um vidro de vinagre branco, pois você verá ainda neste artigo que ele é um grande aliado na limpeza de casa, além de temperar deliciosas saladas. 

Por onde começar: um cômodo por vez


Não importa se você mora num loft ou em um sobrado, o mais importante é seguir um processo na hora da limpeza de casa. Por conseguinte, limpe um cômodo de cada vez. Assim, não se perde tempo indo de um cômodo para outro. 
 
Além disso, procure deixar o banheiro por último, pois assim você não corre o risco de contaminar os outros cômodos com os mesmos panos de limpeza utilizados no banheiro. 

Cozinha


A cozinha é um dos cômodos mais frequentados. Por isso, mantenha-a limpa. Enfim, no dia da faxina comece lavando a louça (os objetos menores primeiro) e limpando o fogão. 
 
Na sequência, dê atenção aos armários e gavetas, limpando internamente com um pano úmido e passando pano embebido em álcool nas superfícies externas. Enfim, finalize a limpeza esfregando o piso com uma solução desengordurante. 

Sala 


O primeiro passo é retirar todos os objetos da rack e colocá-los em uma caixa. Logo após, varra o chão ou passe um pano úmido para eliminar a poeira. Somente então tire o pó dos móveis. Assim, se tiver aspirador de pó em casa, utilize-o no estofado e nos tapetes. 

Quartos 


Camas e guarda-roupas merecem atenção especial. Portanto, troque os forros de cama uma vez por semana e, se possível, coloque os colchões no sol para evitar ácaros. Já no guarda-roupas, procure deixar apenas o essencial, desapegando de peças que não utiliza ou que não servem mais. 

Banheiros 


Estima-se que o vaso sanitário concentre 480 mil bactérias por cm2. Por essa razão, capriche na limpeza esfregando-o com escova de vaso e detergente, lançando um pouco de vinagre branco em seguida para eliminar o mau cheiro. 
 
Por ser uma área molhada, o banheiro pode conter manchas de umidade. Mas não se preocupe: corte um limão ao meio e passe nas áreas problemáticas, principalmente em acabamentos metálicos. Além disso, você pode jogar um pouco de sal nas sujeiras mais antigas para removê-las. 
 
Já o box pode ganhar um toque especial. Então, após lavá-lo com detergente, seque e passe lustra-móveis no vidro. Afinal, ele cria uma camada de proteção e impede a formação de manchas após ser molhado no banho.
 
Gostou das nossas dicas? Então continue com a gente acompanhando os conteúdos mais recentes do Lugar Certo
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023