DIY

Parede de tijolinho: confira dicas e veja como é fácil fazer a sua

Esse tipo de revestimento deixa o ambiente mais bonito, além de ser econômico e poder ser removido com facilidade

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 01/09/2021 13:00


Parede de tijolinho - Pixabay Parede de tijolinho

 
Seu sonho é ter uma casa com uma parede de tijolinho para deixar a decoração mais bonita? Mas você fica pensando em quanto ficará caro contratar mão de obra, quebrar parede e conviver com a bagunça da reforma? Então confira como fazer uma parede fake com muito mais praticidade e rapidez. 

É bom lembrar que a parede de tijolinho é bastante versátil. Ela combina muito com uma decoração industrial e moderna. Mas se receber uma tinta branca fica romântica e clássica. 

Então, vamos às dicas para transformar aquela velha parede da sua casa! 

Parede de tijolinho com tinta 


Esse é o método mais simples. Você vai precisar de tinta, esponja, cordão, fita adesiva, régua, giz e um pedaço de papelão. 
 
Primeiramente, corte a esponja no formato de um tijolinho. Aproveite para arredondar as pontas para o acabamento. Depois é hora de medir o espaço na parede. Para isso, utilize o cordão e a fita adesiva. 
 
Deixe, portanto, o espaço de um dedo entre um tijolinho e outro. Agora, aplique a tinta na esponja, limpe o excesso no papelão e carimbe na parede, seguindo as medidas previamente acertadas. 
 
É só esperar secar para colocar sua mobília e aqueles quadros que você adora! 

Parede de tijolinho de isopor 


Essa opção exige um pouco mais de trabalho que a anterior. Vá às compras: você vai precisar de folhas de isopor de 8 mm, estilete, régua, cola de isopor, fita crepe, ferro de solda e tinta para parede. 
 
O primeiro passo é fazer os moldes de isopor medindo 20 por 8 centímetros utilizando a régua. Depois, corte com a ajuda de um estilete. 
 
A dica especial é usar um ferro de solda para fazer os desníveis no isopor e deixá-lo mais realista. O passo seguinte é colar todos os tijolinhos de isopor na parede. Para isso, utilize fita crepe e cola de isopor para fixar bem. Lembre-se de deixar um espaço de respiro entre os tijolinhos fake. 
 
Por último, passe a tinta escolhida, de preferência branca, a fim de dar aquele ar romântico. 

Parede de tijolinho de EVA


O EVA é um material muito versátil e que pode ser usado numa linda parede de tijolinho fake. Então, veja a lista de compras: 
 
  • folhas de EVA; 
  • cola de contato; 
  • tinta de parede; 
  • pincel para pintar a parede; 
  • recipiente para misturar a tinta na água; 
  • cartolina, régua, fita métrica, tesoura e lápis. 
 
Primeiramente, faça os cálculos de quantos tijolinhos de EVA você vai precisar. Uma sugestão, neste caso, é usar 14 por 6 centímetros. Lembre-se de reservar 0,5 cm de distância entre os tijolinhos de EVA. 
 
É hora de usar a cartolina fazendo o molde. Depois disso, corte as folhas de EVA e prepare-se para colá-las na parede com a utilização da cola de contato. Após essa etapa, pinte a parede renovada com a sua cor escolhida. 

Parede de tijolinho de papelão 


Da mesma forma como você utilizou o EVA, utilize o papelão. Afinal de contas, o material é de fácil acesso e também resistente para renovar sua parede. 
 
Nesse sentido, reúna uma quantidade grande de papelão, faça as devidas medições, prepare os pedacinhos e comece a aplicação. 
 
Neste caso, a única diferença é que você pode passar um pouco de argamassa nos cantos do papelão para que as ondulações internas não fiquem aparecendo. Para finalizar, passe a tinta que você deseja no acabamento. 

Parede de tijolinho com argamassa ou massa corrida 


A dica aqui é fazer toda a medição na parede, ou seja, desenhe os tijolinhos conforme você deseja o resultado final. Em seguida, passe fita crepe em todas as divisões a fim de fazer a delimitação. 
 
O próximo passo é preparar a argamassa ou a massa corrida conforme orientação do fabricante. Passe na parede de baixo para cima, tomando cuidado para não remover a fita crepe. Após passar o produto, espere cerca de 20 minutos e retire a fita crepe. Aguarde mais um dia para secar completamente e aplicar a tinta desejada. 
 
Parede de tijolinho - Pixabay Parede de tijolinho
 
 
Esse processo garante um resultado mais robusto, embora não possa ser removido com facilidade como na dica do EVA ou do papelão. 
 
Para concluir, a parede de tijolinho fake é um verdadeiro encanto e pode renovar todo o cômodo ou apenas uma parede que você deseja destacar. 
 

Gostou das dicas?


Esperamos que essas dicas tenham sido úteis para você. 

Aproveite e confira outros conteúdos de DIY (Do it yourself ou Faça você mesmo) do portal Lugar Certo. Entre eles estão as dicas de como fazer parede de drywall
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
08 de maio de 2023
27 de março de 2023