Imóveis

Vale a pena alugar uma kitnet? Saiba quais são as vantagens e desvantagens

Espaço reduzido é uma vantagem quando se vai mobiliar a kitnet, mas há também desvantagens devido às limitações no dia a dia

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 24/08/2021 13:00 / atualizado em 24/08/2021 10:10


Vantagens e desvantagens de alugar kitnet - Freepik Vantagens e desvantagens de alugar kitnet

 
Morar em kitnet é uma ótima opção para aqueles que querem morar sozinho, mas ela tem suas desvantagens. Isso porque o espaço é mais barato que um apartamento mais amplo. Mas também é menor e exige mais criatividade na decoração. 

Porém, acima de tudo, é preciso levar em consideração a sua necessidade. Portanto, as kitnets são locais perfeitos para estudantes, solteiros, casais sem filhos ou dupla de amigos. Nesse sentido, confira mais dicas neste artigo que farão você decidir sobre morar em kitnet ou não. 

O que é kitnet? 


Kitnet é uma palavra que vem do inglês “kitchenette”, que significa “cozinha pequena”. Em razão do nome, já é possível imaginar que se trata de um imóvel de dimensões reduzidas. 
 
A metragem varia, pois não há uma definição correta. Mas as imobiliárias costumam classificar os imóveis com 20 a 40 metros quadrados como kitnet.
 
Além disso, elas podem ser construções térreas, uma ao lado da outra, ou ainda prédios residenciais, com várias kitnets por andar. 

Qual a diferença entre kitnet, loft e studio? 


Entre os apartamentos de dimensões reduzidas, há diferentes nomes no mercado imobiliário, que podem até confundir quem não é da área. 
 
Mas, basicamente, existem diferenças de divisão de cômodos. Veja a seguir: 

Kitnet

Geralmente é formado por dois cômodos e banheiro, tendo dimensões reduzidas e localização em condomínios horizontais ou verticais. 

Loft

É um pouco maior que a anterior, possuindo plantas modernas e pé direito duplo, com inspiração em construções norte-americanas. Na maioria das vezes, possui apenas um cômodo e um banheiro. O único cômodo do loft, aliás, pode ser integrado, sendo dividido por móveis.
 

Studio

Já o studio é um imóvel com um único cômodo e banheiro privativo. Ele também conta com metragem reduzida e normalmente fica localizado em condomínios de apartamentos. 
 
Vantagens e desvantagens de alugar kitnet - Andreas Schalber Vantagens e desvantagens de alugar kitnet
 
 

Quais são as vantagens e desvantagens de morar em kitnet? 


Morar em kitnet tem suas alegrias e dores, não é mesmo? Tudo depende do seu ponto de vista. Mas para lhe ajudar na escolha, separamos algumas vantagens e desvantagens. 

Vantagens 

Tem bom custo-benefício: kitnets são mais baratas que apartamentos e casas. Além disso, podem ser mais seguras, por estarem em condomínios com portarias. 
 
Economiza em móveis: por terem uma metragem pequena, geralmente economiza-se nos móveis. Afinal de contas, não é preciso comprar um grande armário de cozinha nem pensar no closet, pois não haverá espaço. 
 
Taxas mais baratas: na maioria dos casos, as taxas de condomínio e de IPTU são mais baixas. Além disso, a conta de água, de luz e de gás certamente também serão reduzidas, pois o espaço é compacto e exige menos gastos. 
 
Boa opção para quem passa o dia fora: se você é do tipo que trabalha ou estuda o dia inteiro e vem para casa apenas para dormir, a kitnet se apresenta como o imóvel ideal. Sendo assim, não importa se ela é pequena, pois você passará pouco tempo nela. 
 
Fácil de limpar: por ser pequena, é mais fácil de limpar e organizar. Sendo assim, em pouco tempo é possível fazer a limpeza e deixar a kitnet limpa e perfumada. 

Desvantagens


Se por um lado, a kitnet é vantajosa, por outro pode ser um incômodo.
 
Espaço reduzido: se você já tem móveis comprados, é preciso se desfazer de alguns deles caso se mude para uma kitnet, pois de nada adianta deixar tudo acumulado no imóvel, sem espaço para a sua circulação. 
 
Dificuldades na hora da decoração: outro ponto negativo é a dificuldade enfrentada na hora de decorar o imóvel, pois morar em kitnet exige ainda mais criatividade para deixar o imóvel bonito e bem decorado. 
 
Receber visitas: na hora de fazer uma festinha de aniversário ou convidar um parente para pousar, certamente o espaço reduzido será um desestímulo. 
 
Para concluir, morar em kitnet vai depender muito do seu perfil, da sua condição financeira atual e das opções de imóveis em termos de segurança. Assim sendo, coloque na balança todos os prós e os contras antes da decisão final. 

Gostou das dicas?


Agora que você chegou ao fim do artigo, que tal conferir as dicas de como decorar um imóvel alugado? Você também pode continuar no portal Lugar Certo e ver dicas de decoração, de jardinagem, de “faça você mesmo” e muito mais. 
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
26 de maio de 2023
25 de maio de 2023