Decoração

Apartamento alugado: como saber se eu posso mudar a decoração do imóvel?

É possível mudar a cor das paredes e até fazer alguns investimentos, mas desde que haja a anuência do proprietário do imóvel

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 07/07/2021 13:00 / atualizado em 07/07/2021 13:08


Como decorar apartamento alugado - Freepik Como decorar apartamento alugado

 
Ter seu próprio espaço e decorar sua casa com sua personalidade é o que muita gente deseja. Entretanto, muitas dúvidas podem surgir quando se trata de decorar apartamento alugado. 
 
Algumas regras devem ser seguidas, tanto durante a estadia no local quanto na hora de entregar as chaves, se for o caso. Paredes devem estar nas cores originais, pisos não podem ser trocados em muitos casos e furar paredes nem sempre é fácil. 
 
Pensando em lhe ajudar com estas e outras dúvidas, preparamos este artigo para responder o que pode ou não ser feito na hora de mudar a decoração de imóveis alugados. E assim, ajudar a deixar seu apê do jeito que sempre sonhou. 
 
O ponto principal, quando se trata de fazer mudanças ou decorar imóvel alugado, é a autorização do dono do imóvel. Nenhuma modificação pode ser feita sem a permissão do proprietário e sem que as regras estabelecidas no contrato de locação sejam cumpridas. 
 
É comum que o locatário faça mudanças e benfeitorias nas instalações do apartamento alugado, contanto que haja um acordo entre as partes. Por mais que você deseje alterar o ambiente, o dono do imóvel precisa autorizar. Por conta disso, dê preferência a acordos feitos por escrito e anexe-os ao contrato de locação. 
 
Outro ponto importante quando se trata de decorar apartamento alugado, é que a estrutura de todo o prédio deve ser levada em consideração. Paredes não podem ser quebradas simplesmente por vontade do locatário, pois alguma viga pode comprometer toda a estrutura do edifício. Portanto, atente-se a isto.

O que eu posso fazer em um imóvel alugado?


Existem coisas que são permitidas e muitas pessoas, por falta de conhecimento, não fazem por achar que não é possível. Entretanto, é bom lembrar que nem sempre você terá apoio financeiro do proprietário e, desse modo, terá que arcar com as modificações sozinho. Neste tópico, vamos elencar algumas alterações que você pode fazer para decorar um apartamento alugado. 

Pintura

Alterações na cor das paredes do apartamento podem ser feitas sem problemas. A mudança na cor do ambiente costuma ser a parte mais fácil de fazer, já que não precisa de quebra-quebra, e os gastos não são altos. 
 
Entretanto, é importante lembrar que o apartamento precisa estar da mesma cor de quando você o alugou na hora da devolução do imóvel.

Pendurar objetos nas paredes

Contanto que você se atente aos locais onde pretende fazer os furos para pendurar os objetos para que não fure algum cano ou algo do tipo, pendurar coisas nas paredes está liberado.
 
Não se esqueça de cobrir bem os furinhos antes de devolver as chaves do apartamento.

Mudar puxadores e luminárias

No caso das luminárias, é mais fácil fazer as trocas porque geralmente estas mudanças não interferem no local e podem nem precisar de permissão. Se para você os puxadores interferem na hora de decorar um apartamento alugado, explique para o proprietário seus gostos e cheguem a um acordo.

Inserir mais espaços para armazenamento

Se o imóvel não oferecer uma quantidade suficiente de armários e nichos para que acomode suas coisas, você pode instalar mais armários ou pensar em alternativas para o seu problema. Caso seja necessário, renove os armários e espaços disponíveis.
 
Como decorar apartamento alugado - Freepik Como decorar apartamento alugado
 

O que eu não posso fazer em um imóvel alugado?


Assim como existem coisas que podemos fazer para decorar apartamento alugado, há outras que não podemos. É sempre bom estar ciente de que o aluguel consiste em você usufruir do bem de outra pessoa mediante contrato e pagamentos mensais, por isso lembre-se: aluguel e posse são coisas diferentes. 
 
Listamos algumas coisas que você não pode fazer.

Alterar paredes

Construir ou derrubar paredes não é uma coisa fácil nem mesmo para os donos dos imóveis, visto que muitas regras do condomínio e normas de segurança devem ser seguidas. Portanto, não mexa nas paredes do imóvel.

Trocar pisos ou azulejos

Para você fazer modificações deste tipo,  é preciso que o proprietário esteja ciente e autorize as mudanças. Assim você evita dores de cabeça futuras. Em muitos casos é melhor investir em adesivos ou pisos sobrepostos. 

Pintar móveis

Muitos apartamentos são alugados com móveis planejados, e para fazer qualquer alteração neles, a regra é a mesma dos itens anteriores: peça autorização.
 
Mesmo que considere as mudanças que pretende fazer pequenas e superficiais, pergunte ao dono do apartamento o que ele acha disso. 
 
Como podemos perceber, muitas coisas podem ser feitas para decorar apartamentos alugados e deixá-los com sua personalidade. Só não se esqueça de estar sempre alinhado com o proprietário e cumprir as regras.
 

Gostou do artigo?


Ainda falando sobre decoração, alugou um apartamento antigo e não sabe como decorar? Leia também tudo sobre decoração de imóvel antigo. Se dicas sobre decoração, organização e tendências são a sua praia, o Lugar Certo é perfeito para você. Aqui você encontra isso e muito mais! 

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
26 de maio de 2023
25 de maio de 2023