A visita virtual de imóvel é uma tendência que chegou para ficar. Antigamente, para
comprar ou alugar era preciso ir até a imobiliária, pegar as chaves e visitar imóvel por imóvel. Mas hoje em dia, graças à tecnologia,
você pode conhecer a futura casa com apenas um clique.
Aliás, a tecnologia está cada vez mais presente nas nossas vidas. No setor imobiliário, não poderia ser diferente. Afinal, existem imobiliárias 100% digitais, como a QuintoAndar, e serviços de locação temporária mediadas por aplicativos, como o Airbnb.
Com isso, a busca por imóveis também precisou se digitalizar. É praticamente impossível encontrar uma imobiliária que não tenha um site com fotos do imóvel nem atendimento pelo WhatsApp.
Dessa forma, os imóveis que antes podiam ser vistos apenas em horário comercial, hoje podem ser conhecidos 24 horas por dia e 7 dias por semana.
O que é visita virtual de imóvel?
Você já deve ter feito uma visita virtual de imóvel, não é mesmo? Afinal, as imobiliárias têm adotado esse recurso para aumentar a visibilidade dos imóveis.
Basicamente, a visita virtual de imóvel pode ser feita de duas formas. A primeira, e mais comum, é o tour virtual de 360 graus, que surgiu no mercado imobiliário em meados de 2011. E a segunda é a videochamada feita pelo corretor do local do imóvel de interesse do cliente.
No primeiro caso, a imobiliária utiliza equipamentos especiais e plataforma específica para hospedar seu vídeo sobre o imóvel. Assim, o cliente pode navegar pela demonstração, conhecendo cada cômodo da futura residência.
Portanto, ele consegue ter quase que uma experiência imersiva no futuro, “passeando” pelos ambientes e podendo imaginar como seria morar no local.
Já na segunda opção, o corretor pode mostrar cada detalhe da edificação com a sua câmera, ao mesmo tempo em que conversa com o interessado e tira todas as suas dúvidas.
De qualquer maneira, mesmo que a visita virtual do imóvel seja suficiente, a pessoa interessada na compra ou locação também pode agendar uma visita pessoal ao local.
Quais as vantagens da visita virtual de imóvel?
Hoje em dia, o setor imobiliário não pode ignorar a tecnologia. Nesse sentido, os benefícios de oferecer visita virtual de imóvel são inúmeros, principalmente para as empresas. Confira algumas dessas vantagens logo a seguir:
Ampliação do horário de atendimento
Como os assuntos são tratados virtualmente, é possível aumentar o horário de atendimento e de visitas virtuais, visto que o site está em atividade diuturnamente.
Aumento das vendas
Devido à facilidade de acesso às imagens dos imóveis, os interessados acabam sendo atraídos para a
imobiliária, que consegue fechar mais vendas.
Economia de tempo
Não é preciso perder tempo agendando visitas e acompanhando os interessados in loco.
Maior volume de visitas
Como cada cliente consegue visitar mais imóveis, mesmo que remotamente, as chances de venda e locação aumentam.
Mais imóveis à disposição
Como outros clientes identificam que a imobiliária trabalha com recursos tecnológicos, como o tour virtual, a empresa acaba atraindo mais interessados e, assim, aumenta o catálogo de imóveis para negociação.
Mais segurança
Com as visitas virtuais elimina-se o risco de entrada de pessoas estranhas em condomínios, por exemplo, aumentando a segurança de todos.
Posição de destaque
A imobiliária consegue se destacar da concorrência no meio on-line.
Produtividade
A economia de tempo gerada pelo atendimento virtual pode ser revertida na ampliação no atendimento de pessoas interessadas em mais imóveis.
Redução de custos
A imobiliária reduz custos com os tours virtuais, principalmente no que diz respeito ao transporte (gasolina, manutenção da frota etc).
Quais os cuidados com a visita virtual de imóvel?
Contudo, além das vantagens, é preciso ter algumas precauções com relação à visita virtual de imóvel. No lado da imobiliária, por exemplo, é importante oferecer um material de qualidade ao cliente. Confira algumas dicas agora.
Ofereça material de qualidade
Afinal, fotos e vídeos escuros acabam comprometendo a imagem da imobiliária e dificultando a venda.
Invista em equipamentos de captação de imagens
Se optar por valorizar os tours virtuais, é importante investir em equipamentos e plataformas para apresentar um material impecável ao seu cliente.
Treine sua equipe de corretores
É importante treinar sua equipe de corretores para fazer fotos e vídeos bem atrativos.
Oriente seus clientes
O mais importante é não deixar seu cliente sem assistência. Por isso, ofereça todo o suporte até mesmo nas visitas virtuais, tirando todas as suas dúvidas.
Gostou das dicas?
E, então, já pensou em fazer uma visita virtual de imóvel como cliente ou então oferecer esse benefício em sua imobiliária?
Você pode acompanhar também o conteúdo com recomendações de
como valorizar um imóvel para colocá-lo à locação. Além disso, continue no Lugar Certo, o portal que traz dicas valiosas para você em termos de decoração, organização, limpeza e muito mais.