Mercado imobiliário

Aluguel: saiba como valorizar casa ou apartamento para acelerar a locação

É preciso investir em pequenos reparos que farão toda a diferença no tempo de atração de um novo locatário

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 20/08/2021 13:00


Saiba como valorizar casa ou apartamento - Freepik Saiba como valorizar casa ou apartamento

 
Ter um imóvel desocupado é sinônimo de prejuízo. Principalmente, se o proprietário tiver que bancar a taxa de condomínio. Por isso, todos que têm imóveis disponíveis para locação querem alugar o quanto antes. Mas como valorizar casa ou apartamento para poder cobrar um valor mais condizente do inquilino? 

Inevitavelmente será preciso fazer uma pequena reforma ou, pelo menos, renovar a estética do imóvel para impressionar os possíveis interessados. Afinal de contas, ninguém merece visitar uma casa ou apartamento para locação e encontrá-la suja, com paredes manchadas ou ainda defeitos hidráulicos, não é mesmo? 

Portanto, para não perder dinheiro, é preciso saber como valorizar casa ou apartamento. Acompanhe 9 dicas especiais para você.
 

1. Pinte o imóvel 


Paredes, sobretudo as brancas, guardam as marcas dos moradores antigos. Por isso, é fundamental pintar o imóvel por dentro e por fora para renovar o visual. 
 
Afinal de contas, é preciso que a pessoa interessada no imóvel se sinta em casa de verdade logo na primeira vez. E as paredes limpas e pintadas fazem uma grande diferença. 

Use móveis planejados 


Dependendo do valor de mercado do imóvel e do público que você quer atingir na locação, uma boa dica é investir em móveis planejados. Afinal de contas, você poderá cobrar, em média, 15% a mais no valor do aluguel devido aos móveis sob medida. 
 
Outro detalhe a ser observado: apartamentos e casas localizados em regiões universitárias e industriais atraem mais pessoas para temporadas curtas, que podem se interessar em alugar um imóvel juntamente com a mobília. 
 

Iluminação 

 
iluminação pode ajudar na locação rápida. Nesse sentido, deixe o imóvel bem iluminado durante as visitas dos interessados. Agora, se você vai alugar o imóvel já mobiliado, pode ser uma boa ideia caprichar na iluminação. 
 
Sendo assim, uma recomendação de como valorizar casa ou apartamento é apostar em luminárias nos quartos e investir em luzes fluorescentes na cozinha. Além disso, colocar spots na sala é uma boa pedida. 
 

Renove o piso 

Como está o piso do imóvel? Se estiver desgastado, uma sugestão é realizar a troca antes de alugar. Desse modo, conserte o piso nos pontos em que isso for possível. Ou então, faça a substituição com um piso mais durável.
 
Uma boa opção no mercado são os pisos que imitam madeira, como o laminado. Os vinílicos também contam com um bom custo-benefício. Já o porcelanato é a melhor opção em pisos frios.  
 

Instale box de vidro 

 
E em relação ao banheiro, como valorizá-lo na casa ou apartamento? A dica para este cômodo é instalar um box de vidro, caso ele ainda não tenha. Isso porque ele deixa o banheiro mais bonito e mais prático na hora do banho. 
 
A maioria deles é feita com vidros temperados, que são resistentes e, caso quebrem, têm estilhaços com pontas menos pontiagudas. 
 

Reveja a instalação hidráulica e elétrica 

 
Aquela torneira pingando ou a lâmpada que se queima facilmente são sinais de que a sua casa ou apartamento está precisando de uma manutenção na parte hidráulica e elétrica. 
 
Então, aproveite que o imóvel está desocupado para fazer estes reparos e, assim, entregar a casa em ordem para o futuro inquilino. 
 
Saiba como valorizar casa ou apartamento - Freepik Saiba como valorizar casa ou apartamento
 
 

Faça os reparos 

 
Se você é do tipo “faz-tudo”, aproveite para dar uma geral no imóvel e fazer os pequenos reparos antes de alugar. 
 
Isso porque os materiais são baratos, e o conserto é facilitado. Enfim, cause uma boa impressão no futuro locatário e cobre um valor mais adequado no aluguel, que lhe dê retorno financeiro. 
 

Limpeza é fundamental 

 
Os pequenos reparos citados neste conteúdo, aliado ao fato de a casa ou apartamento ficarem desocupados, deixam o imóvel sujo. Nesse sentido, é crucial fazer uma limpeza completa antes de anunciar a locação. 
 
Há empresas especializadas no pós-obra, mas você também pode arregaçar as mangas e realizar a lavagem de paredes e pisos. Deixe, portanto, o imóvel mais atraente para acelerar a locação. 
 

Anuncie na internet

 
Depois de seguir essas dicas, é hora de tirar boas fotos do imóvel e anunciar a locação na internet. 
 
Afinal de contas, ela é a principal ferramenta para alugar um imóvel em curto espaço de tempo. Para isso, existem as redes sociais, portais especializados e sites de imobiliárias. 
 
Em síntese, agora que você já recebeu as dicas de como valorizar casa ou apartamento, ponha as mãos à obra e colha os frutos de um bom negócio no momento da locação. 
 

Gostou das dicas?

 
Aqui no portal Lugar Certo você ainda tem dicas incríveis sobre locação, venda, decoração e reforma. 
 
Aproveite que está por aqui e leia o conteúdo sobre como tirar fotos do imóvel para valorizá-lo.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
26 de maio de 2023
25 de maio de 2023