Um centro de compras e entretenimento logo ali, na esquina de casa. Facilidade de acesso, comodidade para estacionar o carro e uma grande variedade de lojas, voltadas, principalmente, para o setor de serviços e conveniência. Essa tem sido uma tendência comprovada nas grandes cidades, no mundo inteiro, desde o início da década.
É por isso que, em Belo Horizonte, o número de empreendimentos com essas características não pára de crescer. Em outubro, mais um street mall – como é conhecido o shopping de bairro – vai ser inaugurado na capital. O Villagio Anchieta já está em construção, na Avenida Francisco Deslandes, região Sul da cidade, e será uma das maiores e mais completas construções do setor. Empreendimentos como esse mostram o potencial de crescimento da construção civil.
Serão 6 mil metros quadrados de área construída para abrigar cerca de 50 lojas, cinema, supermercado e uma filial das Lojas Americanas, loja âncora, tradicional em grandes shoppings. “Pretendemos atender moradores não só do Bairro Anchieta, mas também da Serra, Sion, Cruzeiro, Mangabeiras e proximidades”, conta Adriana Gribel, diretora administrativa-financeira da Tenco Realty, empresa responsável pelo desenvolvimento do projeto, gerenciamento das obras e administração de minishoppings como Villagio Gutierrez, Villagio Pampulha e, agora, Villagio Anchieta.
O mercado imobiliário vê com otimismo o aparecimento dos streets malls. Como explica o engenheiro Bráulio Franco Garcia, diretor da área imobiliária do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Minas Gerais (Sinduscon-MG), os shoppings de bairro vieram para suprir a lacuna que os investidores identificaram no setor imobiliário, principalmente depois da queda brusca do valor de aluguel de imóveis. “Agora, os investidores podem se sentir estimulados para aplicar nesse setor, que está em pleno crescimento”, comenta.
Movimento intensoNa maior parte das vezes, esses centros de compras são construídos em forma de U ou L. Assim, as lojas ficam no fundo do terreno, separadas da rua pelo pátio do estacionamento. Porém, no Estação Sul, na Avenida Bandeirantes, região Sul de Belo Horizonte, a estratégia foi diferente. O espaço, que tradicionalmente seria usado para os automóveis, foi destinado à praça de eventos, por ser ideal para feiras, exposições, shows. Uma outra característica é que uma parte da calçada foi usada para extensão da praça de alimentação e o subsolo destinado à garagem.
Outro sucesso é o Shopping Paragem, inaugurado em novembro de 2005. Ele fica na principal via de acesso de um dos bairros de maior crescimento da capital e alta densidade demográfica, o Buritis, região Sul de Belo Horizonte. Localizado na Avenida Mário Werneck, o shopping tem comemorado o crescente movimento. De acordo com Marcelo Mourão Duarte, representante dos empreendedores do Paragem, o aumento considerável no fluxo de pessoas tem acontecido principalmente em meses atípicos como janeiro, junho, julho e novembro. “Em novembro do ano passado, o shopping ultrapassou a marca de 100 mil visitantes”, lembra.
E o público-alvo? Segundo os lojistas, é bem variado e depende muito do bairro em que está o empreendimento. O Shopping Paragem, com 3 mil metros quadrados de área construída, tem 50 lojas, sendo 10 da praça de alimentação, cinco salas de cinema com capacidade total de 700 lugares e 400 vagas de estacionamento, e recebe em grande parte um público adulto. Mesmo sendo localizado a poucos metros de dois centros universitários e escolas de ensino médio, Marcelo informa que cerca de 70% do público assíduo do shopping está na faixa de 25 a 45 anos.