Como fabricante de produtos que têm uma relação direta com a saúde das pessoas, a Vedacit/Otto Baumgart, empresa nacional que produz materiais de impermeabilização, começa 2007 com a campanha "Verão sem dengue". Para isso, conta com o apoio e a animação da Turma da Mônica.
Em folheto exclusivo, assinado pela Editora Maurício de Souza, os personagens Cascão, Mônica, Cebolinha e Magali dão uma lição de cidadania, explicando cada passo para chegar ao lema: "Seja um campeão de saúde ... combatendo a dengue!"
"Assim como fazemos com relação aos folhetos, embalagens, manuais referentes aos produtos que fabricamos, adotamos também para tratar da dengue uma linguagem que atinja a todos, indiscriminadamente", explica Alexandre Baumgart, diretor técnico e comercial da empresa. Ele destaca a importância do combate aos focos da doença, defendendo a manutenção de depósitos e caixas d’água devidamente fechados.
O folheto foi colocado pela empresa nos principais pontos de venda. Nele, a Turma da Mônica fala das características do mosquito Aedes Aegypti, como se comporta, de que forma o vírus é transmitido, como a doença se manifesta e qual o tratamento correto. Uma página é dedicada aos cuidados adotados para que o mosquito não encontre as condições para se fazer presente.
Com os primeiros registros ocorridos no fim do século 18, em Java, no Sudoeste Asiático, e na Filadélfia, Estados Unidos, a dengue foi reconhecida como doença pela Organização Mundial de Saúde (OMS) somente no século 20. Embora apresente altas chances de cura, a dengue pode matar. No Brasil, a doença já é considerada uma epidemia.