Jardim valoriza qualquer imóvel

Manter um jardim bem cuidado é uma boa estratégia para valorizar qualquer tipo de imóvel

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 25/02/2007 18:03
Preparar a terra e cuidar de plantas ornamentais são trabalhos que tornam o ambiente mais agradável - Gladyston Rodrigues/Especial para o EM Preparar a terra e cuidar de plantas ornamentais são trabalhos que tornam o ambiente mais agradável
Um jardim bem cuidado, com plantas, árvores e flores, atrai a atenção de qualquer pessoa que passa em frente a uma casa ou edifício. Não só pela questão estética, como também pelo fato de destacar a natureza e a qualidade de vida. Para o diretor do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Minas Gerais (Creci-MG) e presidente da rede Net Imóveis, José De Filippo Neto, o paisagismo pode promover a valorização de qualquer imóvel. Hoje, percebemos o crescimento do número de empresas nesse ramo. Isso mostra que o segmento está aquecido, afirma.

Os profissionais da área não chegam a consenso sobre o quanto o imóvel é valorizado depois de cuidar de sua aparência física, principalmente do jardim. No entanto, garantem que esse é um grande passo para conseguir melhor preço pelo imóvel, seja casa ou apartamento.

O jardineiro Diolino Cardoso Machado é um dos responsáveis pela beleza dos jardins das mais elegantes casas do condomínio Morro do Chapéu, na região de Nova Lima. O condomínio fechado, de classe média alta, tem terrenos de 2 mil metros quadrados. Portanto, há espaço de sobra para o verde. Atualmente, ele cuida de quatro jardins.

Diolino acumula mais de 20 anos de trabalho como jardineiro no Morro do Chapéu. Ele já perdeu a conta de quantas áreas externas das casas cuidou. Comecei como ajudante de um amigo, que era jardineiro aqui. Depois que aprendi a mexer com as plantas, passei a trabalhar sozinho, afirma. As técnicas dessa arte são muitas, mas ele garante que só com o tempo pode ser ensinada.

Preservação do verde

A valorização do belo, produção de plantas nativas e o ensino de técnicas para cuidar de um jardim em casa. Esses são alguns dos objetivos da Oficina de Jardinagem, curso de um dia, oferecido de forma gratuita pelo Parque das Mangabeiras, que faz parte da Fundação de Parques Municipais. Desde 2002, a população de Belo Horizonte pode contar com a oficina uma vez por mês.

De acordo com a psicóloga Isabel Resende, professora do curso, a intenção é incentivar a sensibilidade para os cuidados e a preservação da vida. “Nosso curso começou com a educação ambiental voltada para crianças e educadores, porém, o sucesso foi tamanho que hoje temos uma grande procura por diversos profissionais”, explica.

Este ano, as aulas devem começar a partir de março. Os interessados poderão se inscrever no período que antecede o curso e, no fim, receberão um certificado de participação. “Queremos transformar valores, aumentar a percepção e melhorar a qualidade de vida”, diz Isabel.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023