Verão combina com piscina em casa

Diversas opções de materiais, técnicas de construção, equipamentos e acessórios existentes hoje no mercado facilitam a escolha do tipo ideal para ocupação do espaço

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 26/02/2007 14:23


Aquela história de que piscina em casa, com o passar do tempo, acaba se tornando um verdadeiro elefante branco, ocupando espaço e ainda dando muito trabalho de limpeza e manutenção, pode não fazer tanto sentido para quem faz questão desse prazer e comodidade, nos dias quentes de verão.

Ter uma piscina em casa já não é mais um sonho difícil de se realizar. O que, há tempos, era inviável para muitos, hoje pode ser uma realidade, mesmo para aqueles que não nadam em dinheiro. As diversas opções de materiais, técnicas de construção, equipamentos e acessórios existentes no mercado facilitam a escolha. E nem o tempo de construção da tão sonhada piscina é mais problema. Em menos de três semanas já é possível ter esse conforto em casa, afirma Haroldo Ribeiro da Silva, vendedor da Sol & Ar, loja especializada que está há 12 anos no ramo.

Segundo Haroldo, as piscinas de vinil são as mais versáteis opções existentes atualmente no mercado, pois o material permite qualquer tamanho e formato, sem nenhum tipo de restrição. Elas podem acompanhar curvas e ângulos dos projetos mais ousados. O vinil é um material maleável e extremamente resistente. Na construção de piscinas, não é necessário o uso de impermeabilizantes, pois o vinil já é impermeável, explica.

Para se ter uma piscina de vinil em casa, primeiro é preciso construir a caixa de alvenaria, sendo as laterais em blocos de concreto, como se fossem vigas de sustentação. Com a caixa pronta, dá-se o acabamento com argamassa nas laterais e isomanta de polietileno no fundo, para impedir o atrito do bolsão de vinil com o concreto. Posteriormente, o vinil é preso nas bordas por meio de um perfil rígido. Com um aspirador industrial, o ar existente entre o vinil e a alvenaria é sugado, sendo assim, aderido a vácuo à parede. Assim, é só encher de água e aproveitar.

RAPIDEZ

Esse foi o material escolhido pelo engenheiro Eros Eduardo de Assis, quando decidiu construir uma piscina, há cinco anos, em sua casa de campo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A rapidez de instalação e o custo baixo em relação às outras piscinas foram fundamentais para Eros. Estou satisfeito com essa opção de lazer que pude proporcionar a minha família, afirma.

Além da piscina de vinil, ainda é possível recorrer às tradicionais piscinas de azulejos. Profissionais garantem que esse tipo tem maior durabilidade. É possível encontrar piscinas de azulejos, construídas há mais de 30 anos, em perfeito estado, lembra Haroldo. Porém, um detalhe que não pode ser esquecido é que essa opção leva de duas a três vezes mais tempo para ser construída em relação à piscina de vinil ou mesmo à de fibra de vidro.

Independentemente do modelo, o arquiteto é o profissional indicado para desenhar e definir tamanho e local para a piscina, levando em conta a posição solar e o estilo arquitetônico da casa. Já a execução fica a cargo das empresas de engenharia ou lojas especializadas no ramo, que devem calcular o peso da água e as estruturas apropriadas para comportá-la, sem contar a definição das redes hidráulica e elétrica. Portanto, se não quiser enfrentar problemas no futuro, faça um bom projeto. E para dar um toque a mais, na área próxima à piscina, nada melhor do que o trabalho de um paisagista. (AM)
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023