Ambientes integrados

Projetos valorizam espaços amplos, sem divisórias, que se comunicam para proporcionar convivência familiar. Cozinha com fogão em ilha e sala de almoço ocupa o lugar da copa

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 15/04/2007 14:12
Tornar o apartamento um espaço acolhedor para os moradores é, na avaliação da arquiteta Juliana Lembi, analista de projetos da Construtora Lider, diretriz comum a todos os empreendimentos da empresa, que atua no segmento de alto padrão desde 1969. A sensação de aconchego, ensina a arquiteta, é alcançada pela criação de espaços de convivência dentro do próprio apartamento.

Adequada a esse conceito, a tendência atual é de que a sala seja um ambiente amplo, sem divisões, com áreas integradas à cozinha, varanda, home theatre ou adega do gourmet, variando conforme o interesse dos moradores, informa Juliana. "O conceito substitui a divisão por salas, que criava espaços às vezes proibidos para a família, como a antiga sala de visitas."

Para completar o ambiente, pé-direito duplo, que pode chegar a seis metros em imóveis desse segmento, e janelas grandes, em esquadrias e muito vidro. "O pé-direito diferenciado remete à privacidade das casas e à vista proporcionada pela composição de vidros, à sensação de integração com a paisagem", explica Juliana.

As varandas, também mais amplas, e, às vezes, panorâmicas, ganham ares de jardim ou quintal. Nelas, pode-se praticar um hobby como jardinagem ou mesmo a culinária. "O pequeno espaço gourmet integrado à varanda, chamado de advanced kitchen, já é uma tendência e atende aquele morador que gosta de se aventurar no campo da culinária quando recebe os amigos", avalia José Francisco Cançado, diretor da Conartes Engenharia e Edificações, há 27 anos atuando no mercado. A cozinha tradicional ganha espaço e sofisticação, com fogão em ilha e sala de almoço ocupando hoje o lugar da antiga copa.

Conforto

Todos os quartos se transformam em suíte. A área reservada ao casal continua privilegiada, com a introdução da sala de banho e do closet maior, com espaços individuais. Na sala de banho há áreas separadas para o casal, como bancada com duas cubas e vasos sanitários individuais. A integração fica por conta do espaço reservado ao banho, equipado com ducha e banheira de hidromassagem, e até mesmo uma ambientação de um pequeno spa, com direito a ofurô.

Na garagem, a tranqüilidade de, no mínimo, cinco vagas independentes, além de estacionamento para visitantes. "Conforto compatível com o perfil das famílias moradoras desse tipo de imóvel. Geralmente casais, entre os 40 e 60 anos, com dois filhos em média, que têm no mínimo quatro carros de uso rotineiro", informa José Francisco. No Edifício Monreale, situado no Belvedere e recentemente entregue aos moradores pela Conartes, cada apartamento tem de cinco a seis vagas e as coberturas dão direito a nove vagas de garagem.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023