O conforto dos apartamentos é ancorado por sofisticadas áreas de lazer nos condomínios verticais de alto padrão. O requinte vai desde o cuidado com o paisagismo, passando pela construção de spas, até a implantação de modernos equipamentos para a prática de esportes, que contam com piscinas térmicas cobertas, quadras de tênis e campos de golfe. Além dos espaços já tradicionais nas áreas comuns de condomínios, como salões de festa e jogos, playground e piscinas sem cobertura.
O Belvedere Top Green, empreendimento do Consórcio Alicerce Castor, é exemplo dessa sofisticação. Com três torres de 22 andares (um apartamento por andar), distribuídas em uma área de 10,6 mil metros quadrados, o empreendimento vai contar com áreas de lazer exclusivas para cada torre e um espaço coletivo de convivência.
Cada torre terá piscina coberta aquecida, descanso com spa, sauna a vapor, sala de massagem, fitness center, salão de festas, cozinha do chef, sala de degustação de vinhos, espaço kids, playground e pista de cooper. Na área de convivência coletiva, quadras de tênis de saibro cobertas, de squash, e poliesportiva; top grill, garage band, piscinas de recreação infantil aquecida e de três raias de 20 metros, também aquecida, com spa, cascatas, gárgula, borda infinita e deck molhado; e espaço para prática de golfe, com putting green para jogadas curtas, e driving range, para todo tipo de jogada.
"Nosso empreendimento teve a área de lazer totalmente desenvolvida com base em pesquisas com clientes. Apuramos que cada dia mais as pessoas querem lazer e qualidade de vida dentro dos prédios por motivos diversos, como praticidade, flexibilidade de horário e segurança", diz Marco Aurélio Teixeira, diretor do Consórcio Alicerce Castor.
Na mesma linha, o Gran Lider Olympus, empreendimento lançado pela Lider, prevê a construção de nove torres em área de 52 mil metros quadrados, em Nova Lima, próximo ao Belvedere. Cada um dos prédios também tem espaço de lazer privativo, semelhante ao Top Green. E, como área de convivência comum, será construída uma praça central, com 4,5 mil metros, onde será implantado um lago com cascatas e, no seu entorno, uma pista de caminhada de 850m. O ambiente será completado por espaços para contemplação, com mobiliário e pérgulas compondo o projeto paisagístico.
"Como temos um espaço físico generoso, pensamos numa área que proporcionasse a convivência social dos moradores, aproveitando a localização privilegiada, no topo de uma colina, com vista para a Mata do Jambreiro", diz Juliana Lembi, analista de projetos da Lider. Ainda na primeira fase do empreendimento, a empresa já vendeu 68% das 115 unidades das primeiras três torres em construção no Gran Lider Olympus, a preços que variam de R$ 1,037 milhão para apartamentos de 244 m2, a R$ 2,414 milhões, das unidades de 568 m2.