Da escolha do lote à construção da casa

Assessoria técnica pode envolver todas as fases do projeto de edificação ou reforma do imóvel. Vantagem de contar com ajuda de um profissional é evitar desperdício

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 03/06/2007 15:00
Rosane Diegues, com a filha Priscila, descobriu que o projeto arquitetônico não se adequava ao orçamento e teve que superar obstáculos, como o aumento de custo e retrabalho, na construção de sua casa em Nova Lima - Gladyston Rodrigues/Produtora SE7 Rosane Diegues, com a filha Priscila, descobriu que o projeto arquitetônico não se adequava ao orçamento e teve que superar obstáculos, como o aumento de custo e retrabalho, na construção de sua casa em Nova Lima
O trabalho da construtora em obras residenciais particulares começa, na maioria dos casos, depois da elaboração e aprovação dos projetos arquitetônico, estrutural, elétrico e hidráulico. “Mas quem vai construir deve buscar assessoria técnica desde a escolha do terreno”, diz o engenheiro civil Éder Ferreira Oliveira, que atua na prestação de serviços para terceiros e também em obras próprias. Ele explica que, sem o auxílio de um profissional, corre-se o risco de comprar um lote inadequado. “Já vi casos em que a preparação do terreno, com aterros ou desaterros, tinha custo tão elevado que inviabilizava financeiramente a obra.”

Segundo o engenheiro civil Renato Cardoso Faria, proprietário da Construtora Cardoso Faria, empresa que atua há 10 anos na execução de obras residenciais na região de Nova Lima, 90% dos clientes chegam a ele com os projetos já aprovados. “Mas, por meio de parcerias, também viabilizo os projetos e, a partir daí, executo as obras.” Na avaliação de Renato, a contratação de uma construtora para execução de obras residenciais particulares traz a vantagem da responsabilidade técnica assumida pela empresa. “Somos obrigados pela legislação a garantir por cinco anos o serviço, o que assegura a qualidade da construção”, observa.

A administração de pessoal e o controle de materiais para evitar desperdício são outros benefícios apontados pelo engenheiro. “O lucro da construtora está exatamente na produtividade da mão-de-obra e no controle do desperdício.”

ACOMPANHAMENTO
Já o técnico em edificações Gilvan Diegues Fart, que atua no segmento desde 1975 na construção de casas no Belvedere e em condomínios de Nova Lima, informa que, geralmente, a sua participação na execução das obras, por contrato, se limita ao fornecimento de mão-de-obra e acompanhamento diário das várias etapas do processo. Mas, na prática, pela experiência adquirida nos mais de 30 anos de serviço, auxilia o cliente na adequação dos projetos e na cotação e compra de materiais.

“Fiz vários cursos nas áreas de hidráulica e elétrica, por exemplo, procuro estar atento às inovações em termos de materiais e técnicas e, depois de tanto tempo na área, conheço os melhores fornecedores. Passo todas essas informações e dicas aos clientes”, ressalta.

Renato Cardoso Faria garante que os benefícios do serviço especializado têm atraído um novo tipo de cliente às construtoras. “Basicamente, meus clientes são, no mínimo, da classe média. Mas, nos últimos tempos, tenho recebido solicitações de orçamento de pessoas mais simples e acabei de fechar contrato com um cliente da periferia de Nova Lima, que, depois de ter experiência ruim na construção de um muro de arrimo sem ajuda profissional, resolveu nos contratar para executar as obras de sua casa”, conta.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023