O perigo das gambiarras

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 07/10/2007 14:25
As famosas gambiarras devem ser eliminadas das instalações elétricas, pois comprometem a eficiência dos equipamentos e a segurança do imóvel e de seus usuários. Um exemplo de adaptações que podem provocar acidentes e prejuízo é o uso do T, o popular benjamin, na ligação de diversos aparelhos numa mesma tomada. “O excesso de equipamentos sobrecarrega os fios que alimentam a tomada, causando choques e até a queima dos aparelhos, sem falar do desperdício de energia elétrica, diz Cláudia, que recomenda evitar o uso de extensões. “O ideal é ter uma tomada para cada equipamento e é justamente aí que entra um bom projetista, que saiba prever as necessidades gerais do usuário”, avalia.

Cláudia lembra que fios desencapados e mal isolados, bem como as emendas malfeitas, podem gerar fuga de corrente, aumentando o risco de choques. “Isso também pode aumentar o consumo de energia e, em função dos choques, colocar em risco a vida dos moradores da casa”, destaca.

Os disjuntores das instalações elétricas também merecem cuidado. Segundo a profissional, o desligamento de um disjuntor é sinal de problema nas instalações e a causa deve ser pesquisada por alguém habilitado. “Não é raro, nesses casos, que o leigo faça a substituição do disjuntor por outro de maior capacidade para resolver o problema. No entanto, trata-se de um dispositivo de segurança de instalação. Em caso de desligamento, é sinal de que algo está errado. Com a simples troca, o problema vai persistir, podendo se tornar mais grave”, explica.

Outra dica importante para quem deseja refazer instalações elétricas ou aumentar o número de equipamentos elétricos e eletrônicos em casa é verificar o tipo de energia fornecida pela concessionária. “A tensão poderá ser de 127 ou 220 volts e o fornecimento monofásico, bifásico ou trifásico. Caso o fornecimento seja de 127 volts e haja necessidade de ligar um equipamento de 220, será preciso mudar a entrada de energia”, informa. Em Minas, a Cemig pode informar o tipo de fornecimento, basta que o interessado tenha em mãos o identificador do imóvel que consta da conta de luz.

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023