Uso de madeira no imóvel exige consciência ecológica

Material pode ser usado desde a estrutura até a decoração, mas é preciso dar preferência a produtos originários de reflorestamento ou demolição

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 23/12/2007 15:07
Sérgio Viana, da CWT Design, lembra que o mercado oferece madeiras de reflorestamento para diversas funções - Gladyston Rodrigues/Especial para o EM Sérgio Viana, da CWT Design, lembra que o mercado oferece madeiras de reflorestamento para diversas funções

As madeiras são verdadeiros curingas dos projetos arquitetônicos e de decoração. Podem ser usadas na estrutura do imóvel, no revestimento de pisos e paredes, em cercas, no mobiliário e ainda nos adornos. “Mas o primordial, hoje, com tantos problemas ambientais decorrentes da exploração desordenada dos recursos naturais, é dar preferência àquelas originárias de reflorestamento ou de processos de demolição”, recomenda o arquiteto Marcos Nobre.

O arquiteto Sérgio Viana, diretor da CWT Design, lembra que o mercado já oferece madeiras de reflorestamento para as diversas funções, com preços que considera competitivos em relação ao material tradicional. Segundo ele, que comercializa em sua empresa peças e réguas de pinus, eucalipto, cumaru, cedro e itaúba, o metro quadrado da madeira de reflorestamento varia, em média, entre R$ 150 e R$ 500.

Com relação às madeiras de demolição, Marcos recomenda que o consumidor tome cuidado com a origem do material. É preciso se certificar de que a madeira é oriunda de uma demolição aprovada por órgãos responsáveis pelo Patrimônio Histórico. “Se a idéia é usar um material alternativo que contribua para a preservação ambiental – e a reutilização é uma atitude ecologicamente correta –, a pessoa deve se preocupar também com a conservação dos bens históricos e não aceitar produtos vindos da destruição do patrimônio.”

Ele diz ainda que a madeira pode ser substituída por produtos cerâmicos e sintéticos. “Hoje, já temos porcelanatos com aparência idêntica à das madeiras e há ainda o ecoblock, desenvolvido a partir da reciclagem de materiais plásticos e borracha, muito usado em áreas externas, que também imita com perfeição, inclusive na textura, a madeira”, informa.

Marcos observa, porém, que os materiais considerados ecologicamente corretos, como o ecoblock, têm ainda um preço “salgado” para o consumidor final. Segundo ele, esses produtos são fabricados quase que artesanalmente por empresas de pequeno porte, que não recebem nenhum incentivo dos governos para ampliar a sua produção, o que poderia contribuir para a diminuição dos preços. “A concessão de incentivos fiscais aos fabricantes poderia ser uma boa opção para popularizar esses produtos. Com os incentivos, a produção seria ampliada e os preços cairiam, facilitando assim o uso dos materiais alternativos.”

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023