Cuidados especiais

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 25/05/2008 07:00
Paisagista Rozalia Magna explica que, no período de estiagem, os jardins merecem atenção especial e os cuidados devem começar pelo gramado - Gladyston Rodrigues/Produtora SE7 Paisagista Rozalia Magna explica que, no período de estiagem, os jardins merecem atenção especial e os cuidados devem começar pelo gramado
No período de estiagem, os jardins também merecem atenção especial. “Os cuidados devem começar pelo gramado. Como a grama é uma planta rasteira, com raiz superficial, ela sente muito a ausência das chuvas e, se não receber um tratamento adequado, pode até morrer”, observa a paisagista Rozalia Magna, proprietária da Folhagem Vasos Ornamentais e Paisagismo.

Ela recomenda que os gramados sejam irrigados, durante a estação seca, pelo menos uma vez ao dia. “Quando isso não é possível, a solução é cobrir todo o gramado com um substrato especial que retém a umidade por maior tempo. A areia lavada também pode ser usada para essa cobertura”, orienta.

Já para as plantas ornamentais, o tratamento varia de acordo com a espécie. Segundo Rozalia, é possível classificar as plantas em dois grupos: as que entram em estado de dormência durante a estação seca, como as hortências, azaléias e rosas, e as que estão em plena atividade no período, como as anuais e suculentas.

Ela informa que as plantas em estado de dormência devem apenas ser irrigadas diariamente. “Deixando as podas e adubações para o mês de julho, quando começam a se preparar para o florescimento na primavera”, assinala. O outro grupo, das plantas que na estiagem se encontram em plena atividade, precisa de irrigação de duas a três vezes por semana.

O clima frio e a ausência de chuvas, alerta a paisagista, favorecem a proliferação de pragas, como os pulgões e as cochinilhas de carapaças. O melhor é ficar atento e a qualquer sinal de contaminação, como manchas nas folhas, um agrônomo deve ser consultado para indicar o tratamento adequado. (DM)
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023