Metais e louças sustentáveis

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 02/06/2008 09:38
Na escolha dos metais e louças para o banheiro, a arquiteta Cristina Menezes recomenda a prioridade para produtos que permitam maior economia no consumo de água e energia. Entre os produtos “ecologicamente corretos”, disponíveis hoje no mercado, Cristina cita os vasos sanitários com caixa acoplada, e as torneiras e chuveiros com controle de vazão de água.

“Procuro especificar produtos que mesclem características como controle de vazão de água, a economia no consumo de energia e um design inovador, com formas simétricas”, diz a arquiteta Patrícia Pretti. Sempre que possível, ela diz que sugere a seus clientes o uso de metais como os misturadores e chuveiros com monocomando, sistema que permite a programação prévia da temperatura da água.

Cristina observa que no banheiro ainda predominam as formas arredondadas para louças e acessórios. “Temos também as quadradas e retangulares, mas as arredondadas permanecem porque não têm quinas e, por isso, proporcionam mais segurança”, defende.

Para quem pode gastar com sofisticação, Cristina observa que existem produtos como o assento de vaso sanitário, que substitui o bidê ou a ducha higiênica. “É um produto ideal para quem tem pouco espaço e traz benefícios como o controle da temperatura da água e a possibilidade de aquecimento do assento”, informa.

Iluminação

Uma boa iluminação é essencial nos banheiros, que precisam de, no mínimo, dois pontos de luz, um geral e outro na área do espelho. “Recomendo que o espelho deva receber uma iluminação lateral e superior, com lâmpadas que não esquentem, para permitir que ali a mulher possa se maquiar ou o homem se barbear. E uma luz geral para o uso do banheiro”, diz Cristina Menezes, ao orientar que os circuitos dos pontos devem ser separados.

Caso seja possível investir mais no projeto luminotécnico, Cristina diz que as áreas de banho, como boxes e banheiras, devem receber uma iluminação com filtro para permitir o relaxamento do usuário. Patrícia Pretti observa que é possível também usar em áreas de destaque do banheiro uma iluminação especial, cênica, com luzes coloridas. “Gosto muito de usar uma luz azul em cima da banheira, o que dá um charme todo especial para o ambiente”, destaca.

Ela lembra ainda que o uso de materiais claros, em revestimentos e louças, ajuda a iluminar o ambiente. Segundo ela, o recurso deve ser aplicado principalmente nos banheiros com deficiência de luz natural.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023