Com o aquecimento dos negócios no mercado imobiliário, a oferta de empreendimentos residenciais se multiplicou na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Há lançamentos cujos preços das unidades cabem no orçamento de famílias das mais diversas faixas de renda e os financiamentos direto com as construtoras ou bancário tornam a casa dos sonhos mais próxima da realidade.
O boom imobiliário não implicou, no entanto, grande diferenciação da oferta de lançamentos. Ambientes integrados, revestimentos na onda clean e as áreas de lazer completas são itens comuns a quase todos os lançamentos, dos mais populares aos de altíssimo luxo. Logo, quem tem necessidades diferentes ou um ideal de vida que não se encaixa nos padrões convencionais pena para encontrar um imóvel adequado.
Este cenário começa a mudar, com alguns construtores e incorporadores empenhados em oferecer produtos que promovam também a qualidade de vida e o conforto desses clientes diferenciados. Dois lançamentos recentes comprovam essa tendência.
O edifício Monte Bianco, lançado pela Cobrasa Construtora, no bairro Anchieta, na Região Sul da capital, oferece como diferencial um projeto que privilegia a acessibilidade, tanto nas áreas comuns, quanto nas unidades. Já a parceria formada pela Santa Bárbara Engenharia e a Nova Engenharia apostou em um novo conceito de empreendimento, com o lançamento do Santuário Serra da Moeda, um projeto de cunho preservacionista, que oferece terrenos a quem quer construir sua casa em meio à natureza e em sintonia com os preceitos da cultura orgânica.