Produto versátil e eficaz

Largamente aplicado nos EUA e Europa, o gesso começa a ganhar espaço no Brasil, demonstrando diferenciais estéticos, a custo mais baixo

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 27/12/2008 19:49
Empresária Marília Coutinho, de 42 anos, reformou a casa e usou o material em praticamente todas as áreas - Gladyston Rodrigues/AOCUBO FILMES Empresária Marília Coutinho, de 42 anos, reformou a casa e usou o material em praticamente todas as áreas
Ainda desconhecidas por muita gente, a versatilidade e a eficácia do gesso vem sendo comprovada com o emprego cada vez mais crescente do material em obras grandes, como edifícios inteiros, em residências como auxílio na decoração, e até servindo para produzir móveis. Largamente aplicado nos EUA, onde é instalada uma média de 2,5 bilhões de metros quadrados de chapas gesso ao ano, Europa, Austrália e Japão, o material facilita os processos de construção e manutenção, e começa a ganhar força no Brasil, onde já são mais de 40 milhões de metros quadrados de gesso acartonado aplicados em residências e no comércio, segundo dados da Drywall, Associação Brasileira de Fabricantes de Chapas para Drywall. Frente à tradição norte-americana de mais de um século de domínio da técnica, também presente pelo menos há 70 anos na Europa, em 2007 o país chegou ao consumo de 20 milhões de metros quadrados de chapas ao ano, com a maior concentração da produção em São Paulo, em um mercado que vem se firmando desde 1995, de acordo com a associação.

Veja mais fotos de aplicações do gesso

Praticamente indispensáveis para o interior de casas, escritórios, escolas, hospitais, aerorportos, shopping centers, e tantos outros locais, os produtos em gesso têm alta resistência ao fogo e propriedades de isolamento termo-acústico. Com superfícies mais uniformes e lisas e que possibilitam uma infinidade de acabamentos, criam-se formas ricas com os pré-moldados e o pós de gesso, abrindo-se uma gama de propostas estéticas.

A arquiteta e urbanista Cristina Menezes explica que o gesso é mais utilizado para fôrros (sancas e molduras) e vedação (paredes), também podendo servir para construção de móveis, nichos de estantes, mesas, cortineiros, auxiliando com grande diferencial ainda os projetos luminotécnicos. Ele substitui com rapidez e praticidade os revestimentos convencionais, como o chapisco, a madeira, o reboco ou o PVC. "O gesso permite soluções de engenharia como esconder vigas, lajes, estruturas. Fazendo o rebaixamento do teto, por exemplo, é possível esconder tubulações de esgoto em banheiros, ou caixas de som e projetores em um home-theater, otimizando o uso de materiais como argamassa e pintura, a mão-de-obra, o custo e o tempo de construção. Só não é indicado para ambientes sem laje, pois é pouco resistente à água".

A grande novidade da construção em gesso, o acartonado, chegou ao Brasil há pouco mais de dois anos, usado para instalar paredes no sistema drywall (parede seca). "É um sistema construtivo a seco que utiliza chapas de gesso acartonado fixadas sobre estruturas metálicas, utilizado em partes internas. As placas são parafusadas na estrutura, é usada uma argamassa nas juntas e, depois de pintar, está pronto. Em relação à alvenaria, apresenta vantagens estéticas e práticas", continua Cristina.

Flexibilidade
Reprodução/gessovirtual.com.br

As paredes de gesso acartonado podem ter qualquer forma, inclusive curvas, e receber qualquer tipo de acabamento, além de serem resistentes ao fogo e mais baratas do que as convencionais. "Além disso, as instalações elétricas, hidráulicas e telefônicas são colocadas já durante a execução das paredes, no espaço próprio, evitando quebra-quebra e desperdício. Engenheiros, arquitetos e os consumidores estão começando a perceber as vantagens do gesso acartonado em reformas e construções. Quem ainda fica com o pé atrás é porque não está devidamente informado".

Com paredes mais finas que as comuns, podendo ser construídas com até seis centímetros, afirma Cristina, o material também permite um ganho de espaço no ambiente. O resultado é um projeto sem limitações (mesmo paredes e abóbadas curvas), em superfícies perfeitamente planas, que dão total liberdade na escolha dos acabamentos, à base de pinturas, azulejos, mármore, fórmica, entre outros revestimentos que podem ser aplicados. Sem quebradeira e sujeira, com paredes erguidas a curtíssimo prazo e tempo de secagem rápido, o gesso pode ser a solução ideal para reformas.

Em Belo Horizonte, a Gesso in Gesso, há mais de 20 anos no mercado, fornece serviços de construção de paredes a seco com gesso acartonado (que podem ter ou não tratamento acústico com lã de vidro), e decoração, como rebaixamentos, sancas, molduras, cortineiros. "Usadas em ambientes internos, as paredes de gesso acartonado drywall dão versatilidade ao ambiente, com facilidade de transformar os cômodos. Na parte de decoração, hoje não se usa mais tanto os revestimentos rebuscados, mas sancas mais retas. Fazemos um trabalho personalizado, casando os desejos específicos de cada cliente com as tendências do mercado", explica a proprietária, Adriane Gomes Henriques.

A empresária Marília Coutinho, 42, cliente da empresa, reformou a casa de 530 metros quadrados em BH usando o material em praticamente tudo, até nas áreas menos nobres do imóvel, como garagem, área de serviço, lavanderia. Nos dois salões de beleza de que é proprietária, também utilizou as paredes drywall para fazer divisórias no ambiente. Além do preço mais em conta, ela destaca o efeito luminotécnico. "O gesso fica em segundo plano, mas é responsável pelo grande efeito da iluminação, nas sancas com luzes invertidas, por exemplo. No home-theater, é um gesso especial com tratamento termo-acústico". Responsável pelo projeto de decoração da casa, a designer de interiores Tereza Carias conta que Marília fez rebaixamento do teto em todos os cômodos, sancas, molduras, cortineiros iluminados, bandôs para as cortinas, nichos de estante. "O gesso tem vários movimentos, não é contínuo, e em alguns locais serviu para esconder vigas. Também permitiu uma iluminação mais cenográfica e elaborada", completa Tereza.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023