Organização começa no projeto

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 02/03/2009 15:35
Quem pretende construir ou reformar sua casa deve dar prioridade à organização do futuro imóvel já na fase de projetos. De acordo com a designer de interiores Iara Santos, um projeto eficiente de decoração de interiores pode contribuir em muito para a organização e limpeza da casa, ao especificar, por exemplo, revestimentos de fácil manutenção e armários adequados à rotina de vida dos moradores.

"Gosto muito dos pisos laminados de madeira, que permitem uma limpeza feita com pano úmido ou com aspirador de pó. Para as paredes, temos as tintas acrílicas, foscas ou com semibrilho, que são laváveis", observa.

Mas, na avaliação da designer, os armários são mesmo as peças fundamentais para a organização da casa. Ela defende que eles sejam projetados, sempre que possível, de acordo com a rotina de cada usuário e da função que vão exercer no ambiente. "O armário de um homem é diferente do de uma mulher, assim como o de uma criança, porque os objetos a serem guardados são também diferentes e, portanto, exigem divisões internas específicas", afirma.

Para todos os casos - homens, mulheres e crianças -, Iara Santos recomenda que os armários devam ter muitas gavetas com divisões internas, prateleiras internas, sapateiras isoladas e com espaços reservados para cada tipo de calçado - tênis, botas, sandálias e sapatos -, e cabideiro com altura suficiente para acomodar as roupas, como ternos e vestidos longos, sem dobras.

Na cozinha, o ideal é evitar os armários suspensos, que demandam o uso de escadas e bancos para se ter acesso aos objetos guardados, destaca a designer. Mas, como os imóveis atuais, sobretudo os apartamentos, têm cada vez menos espaço para a cozinha, a solução é dar uma organização funcional aos objetos guardados. "Na parte mais baixa devem ser guardados os objetos usados no dia-a-dia. As panelas podem ocupar o espaço debaixo da pia, porque têm alças que facilitam o acesso, e as vasilhas plásticas devem ser acondicionadas em gavetões especialmente projetados para elas", recomenda.

Já os objetos pouco usados, como faqueiros e conjuntos de louças especiais, podem ocupar os compartimentos suspensos, e os talheres devem ser guardados em gavetas, ao alcance das mãos, e com divisões internas destacáveis, para facilitar a limpeza.

Nos armários de banheiro, lembra a designer, estão em baixa as gavetas e ganham espaço as caixas e cestinhas, na parte interna do móvel, para a organização de produtos de higiene e beleza, como perfumes, cremes e maquiagem. Se a opção for por gavetas, Iara Santos recomenda aquelas com divisão interna, para que os objetos guardados não se misturem.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023