Moradores devem ficar de olho

Observar o aparecimento de rachaduras e infiltrações e procurar empresas especializadas são o melhor modo de evitar danos maiores. Rapidez no tratamento simplifica as correções

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 21/05/2009 15:42
Osvaldo Silva Couto procurou ajuda assim que detectou problemas na garagem de seu prédio, agora já recuperada - Emmanuel Pinheiro/EM/D.A Press Osvaldo Silva Couto procurou ajuda assim que detectou problemas na garagem de seu prédio, agora já recuperada
Luana Macieira

Osvaldo Silva Couto mora em um prédio no Bairro Sion há 17 anos. Engenheiro mecânico com especialização em engenharia civil, há cinco anos notou que a laje do seu prédio apresentava alguns problemas. Além de muita infiltração, que fazia com que a tinta descascasse, os ferros da lateral do edifício estavam expostos, causando risco para as estruturas de concreto.

Devido ao seu conhecimento na área, sabia que aqueles problemas na estrutura do prédio poderiam se tornar danos mais graves. "Havia muita água infiltrando. Então, contatamos uma empresa especializada em patologias nas construções e foi verificado que deveríamos tratar o problema imediatamente", afirma Osvaldo.

Depois do laudo, a construtora responsável pelo imóvel reforçou a laje e impermeabilizou o edifício, que tem 30 apartamentos, distribuídos em 15 andares. Segundo Osvaldo, o fato de o problema ter sido tratado com rapidez foi essencial para a recuperação das unidades. "Estamos lidando com vidas. Pessoas moram nos prédios e não podemos correr o risco de que problemas estruturais derrubem a edificação", diz.

A Direcional Engenharia trabalha com a prevenção desses problemas. Segundo o diretor de obras, Lucas Rocha, é melhor prevenir do que tratar as patologias. "Temos um programa que consiste em reuniões mensais entre engenheiros, arquitetos, funcionários do setor de qualidade e atendimento ao cliente. Nesses encontros debatemos os problemas ocorridos e discutimos como evitar os próximos", afirma.

O engenheiro civil José Eduardo de Aguiar reforça a ideia de que a prevenção é o principal meio de conservação das construções. Segundo ele, a vigilância das estruturas do imóvel deve ser feita não só pela construtora, mas pelos moradores. "As empresas de engenharia civil deveriam colocar nos manuais dos proprietários dicas e meios de cuidar do concreto armado, o maior causador das patologias. Além disso, todos devem observar o estado de conservação do prédio em que vivem. Se você observa as pilastras, as paredes e o teto, conseguirá diagnosticar o problema antes que ele se torne mais grave", completa.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023