Demanda maior na Região Sul

Andares corridos, lojas e salas amplas são preferência de quem aluga ou compra uma unidade comercial. Com a falta de unidades em BH, espera pode chegar a 90 dias

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postado em 25/06/2009 16:28
Reinaldo Branco, vice-presidente do Secovi-MG, afirma que a grande BH se tornou um centro comercial - Gladyston Rodrigues/AoCubo filmes - 18/4/07 Reinaldo Branco, vice-presidente do Secovi-MG, afirma que a grande BH se tornou um centro comercial
Luana Macieira

A procura por imóveis comerciais para aluguel é concentrada nos principais corredores dos bairros de Belo Horizonte. Os locatários procuram, em sua maioria, lojas com tamanhos entre 70 e 100 metros quadrados (m²). Segundo Marco Aurélio Boson, corretor e diretor do Sindicato dos Corretores de Imóveis de Minas Gerais (Sindimóveis-MG), os polos comerciais da capital aumentaram. "É fácil perceber, em várias capitais e em BH, a descentralização do comércio e da prestação de serviços. Antigamente, tudo era resolvido no Centro. Hoje, vários bairros têm vida própria, com infraestrutura capaz de atender todo tipo de cliente. Essas lojas em bairros são muito procuradas para aluguel e não ficam mais do que 30 dias disponíveis", afirma.

Reinaldo Branco, vice-presidente do Sindicato das Empresas do Mercado Imobiliário de Minas Gerais (Secovi-MG), afirma que essa descentralização comercial da capital faz com que a disputa por pontos de venda ocorra por toda a região metropolitana. "A grande BH se tornou um centro comercial. Todo bairro, por mais longe da região central em que esteja localizado, é um bom ponto para abrir lojas porque apresenta uma rua de muito movimento e que concentra o comércio local".

Enquanto a busca por lojas para alugar está crescente, as salas pequenas, com tamanhos entre 20m² e 25m², estão sendo pouco procuradas. Para Marco Aurélio, essa diminuição do interesse por salas pequenas tem uma explicação. "Foi-se o tempo em que o profissional liberal, recém-formado ou prestador de serviços, abria seu escritório ou consultório isoladamente. Hoje, eles se associam para baratear custos e prestar um serviço melhor. Por isso, as salas com mais de 40m² e os conjuntos de salas são os mais procurados para aluguel", explica.

Com a falta de imóveis comerciais para alugar, a espera por sala ou loja pode chegar a 90 dias. No caso de imóveis comprados como investimento, o preço ganho com o aluguel da unidade pode superar até 1% do valor investido.

Segundo Júlio Torres, diretor da Torres Miranda Arquitetura, a falta de unidades para aluguel ocorre, também, devido à chegada de grandes empresas em Belo Horizonte. "Um edifício comercial grande demora, em média, três anos para ficar pronto. As empresas que chegaram na capital nos últimos anos tiveram dificuldade para se estabelecer. Essa escassez vai continuar por mais três anos, que é quando os imóveis que estão sendo construídos agora ficarão prontos e poderão receber as empresas que migram para a capital".

MERCADO

Para Marcelo Dzik, gerente-geral da Even Construtora e Incorporadora em Minas Gerais, o mercado de imóveis comerciais é sazonal e está saindo de uma fase de estagnação. "A procura por apartamentos desse mercado está numa fase boa, de crescimento. Mas isso é algo que não dá para prever. Há épocas de boom na construção desse tipo de edificações e outras em que os residenciais são o foco das empresas de engenharia civil", afirma.

De acordo com Marcelo, esse boom da construção de imóveis comerciais pode ser ilustrado com o aumento das obras desse tipo de imóvel no Bairro Vila da Serra. "Nessa região houve um grande aumento de imóveis residenciais de luxo. Como a maioria das pessoas valoriza o fato de poder morar perto do trabalho, surgiu a necessidade de construir imóveis comerciais no local. Assim, os empresários podem trabalhar e morar em uma região muito boa e com qualidade de vida", explica.

A região conta com terrenos grandes e dois perfis de compradores: o que compra o imóvel comercial para alugar e aquele que o adquire para montar seu próprio negócio. Marcelo destaca a importância de terrenos amplos para construir um imóvel comercial de qualidade. "Estamos construindo um prédio comercial nessa área em um terreno com 10.000m². Dessa forma, os conceitos do edifício podem ser bem trabalhados e o comprador fica muito mais satisfeito", diz.
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