Facilidades de pagamento, como linha de crédito própria para construção de piscinas em instituições financeiras, atraem famílias em busca do sonho de área de lazer no quintal
Carlos Hely de Melo Gomes, produtor de vídeo: "Pesquisei piscinas de fibra, lona, alvenaria e me interessei mais pela de vinil, por causa da facilidade de alterar o desenho"
Júnia Leticia
Atualmente, há diversos recursos que podem ser utilizados na construção de uma piscina, dependendo do gosto e do orçamento do cliente. "Uma dica para quem quer fazer uma piscina sem gastar muito é usar material de qualidade, um projeto simples, com poucas variações de nível", afirma a gerente da Água Quente, Elen Villar. Na opinião dela, o que realmente fica ruim ou feio em um projeto são cerâmicas mal assentadas e iluminação mal dimensionada.
Caso a pessoa tenha interesse em fazer uma obra mais arrojada, a gerente enumera alguns itens. "Uma piscina moderna tem sistema de filtragem e de tratamento, com ionizador, ozonizador e gerador de cloro. Já a iluminação pode utilizar lâmpadas dicroica, blue vision, fibra óptica ou leds", conta. A piscina também pode ter sistema de aquecimento (solar, a gás ou bomba de calor), cascatas, hidromassagem e contracorrente para natação.
Ter uma piscina em casa é o sonho do produtor de vídeo Carlos Hely de Melo Gomes. Morador do Bairro São Luiz, na Pampulha, ele diz que o quintal de sua casa oferece boas condições para a execução do projeto. O divertimento dos filhos de 3, 5 e 7 anos e a possibilidade de promover encontros com amigos são alguns dos motivos que o levaram a pensar no projeto. "Além disso, quero fazer uma raia para me exercitar", completa.
Para que o projeto saia do papel, Carlos está pesquisando preços e amadurecendo a ideia. "Fiz algumas sondagens com conhecidos e o preço não estava alto. Pesquisei piscinas de fibra, lona, alvenaria e me interessei mais pela de vinil, por causa da facilidade de alterar o desenho da piscina". Segundo ele, depois de 10 ou 15 anos de uso, a piscina fica velha e encardida pela sujeira. "Com o vinil, fazendo um investimento de R$ 3 mil, ela fica nova".
PRATICIDADE
A arquiteta e urbanista Alicia Rodrigues conta que o vinil (0,8mm) já chega à obra cortado no tamanho e formato da piscina. "Ele é mais baixo que o PVC, é colocado em torno de sete dias, tem garantia de cinco anos e não requer impermeabilização". Segundo ela, as desvantagens do material são as cores limitadas e a necessidade de cuidados com a aplicação de cloro, por causa da sensibilidade do vinil ao produto.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação