Planejar e dividir os custos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 18/07/2009 10:39
Júnia Leticia

A construção de áreas verdes em condomínios requer cuidados com a manutenção. Conforme a paisagista, a fase de consolidação das plantas é a que requer maiores cuidados, principalmente no primeiro ano. "O paisagismo pode sofrer desgastes no decorrer dos tempos, portanto ele não é definitivo. É fato que a manutenção das áreas verdes deve ser realizada para proporcionar o crescimento das plantas com vigor, impedindo o ataque de pragas e doenças. Gosto de dizer que tudo que é bem conservado dura por muito tempo", completa Carla Pimentel.

A proprietária da Floricultura Cristal acrescenta que também é necessário regas constantes, adubação periódica (de acordo com as necessidades de cada espécie), limpeza e substituição de plantas doentes ou mortas. "Plantas são ornamentos vivos, que crescem e se desenvolvem, mudam sutilmente com o clima, apresentando sempre um aspecto diferente e necessitando de cuidados constantes", diz Carolina Senna. Ela alerta que a falta de manutenção adequada pode comprometer toda a estrutura, o solo e as plantas. "E ter de refazer um jardim inteiro não é algo barato".

A paisagista e urbanista Carla Pimentel diz que é difícil mensurar o custo de um projeto paisagístico, como um jardim, pois cada etapa gera um valor diferenciado. "Existe o custo do projeto, que varia de acordo com a área ou grau de dificuldade do terreno; o custo da implantação, da escolha das espécies, do porte e da quantidade, inclusive dos materiais", explica.

PLANTAS

Carla Pimentel fala que exemplos de projetos de baixo custo, como o desenvolvido por Benedito Abbud, podem ser implantados também por outros paisagistas. "Tudo depende da criatividade de cada profissional. Pode-se utilizar plantas e materiais de custo mais baixo, de forma que o resultado fique tão agradável que nem se perceba a economia", diz. Pisos de pedriscos ou lascas de pedras, brinquedos menos requintados, porém resistentes, e o cultivo de árvores frutíferas, como goiabeiras, abacateiros, jabuticabeiras, mangueiras e pitangueiras, são algumas das soluções apresentadas pela paisagista.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023