No momento de escolher o material a ser usado na construção das varandas, opções que garantem maior durabilidade, facilidade de manutenção e estética são as mais indicadas
Maurício Fernandes da Costa, diretor do Instituto Mineiro de Engenharia Civil - Gladyston Rodrigues/Ao Cubo Filmes" title="Gladyston Rodrigues/Ao Cubo Filmes" />
"Em casas, esses espaços podem ser no nível do terreno, onde uma cobertura e um piso resolvem o problema. Em apartamentos, ficam suspensas nas fachadas" - Maurício Fernandes da Costa, diretor do Instituto Mineiro de Engenharia Civil
Para se construir uma varanda, a escolha da localização é um fator determinante para a viabilidade do projeto. A obra em casas é mais fácil, se comparado com prédios que não foram projetados para abrigá-las inicialmente, como informa diretor do Instituto Mineiro de Engenharia Civil (Imec), Maurício Fernandes da Costa. "Em casas, esses espaços podem ser no nível do terreno, onde uma cobertura e um piso resolvem o problema. Em apartamentos, ficam suspensas nas fachadas. Nesse caso, dependem de projeto estrutural, tanto em concreto armado como em estrutura metálica", conta. Dessa forma, é preciso prever o escoamento das águas de chuva para evitar infiltrações.
Quanto ao material utilizado, em casas que ficam no mesmo nível do terreno, as coberturas das varandas são geralmente em estrutura de madeira e telhas coloniais. Os pisos, em cerâmica, pedra polida ou natural, dão conforto ambiental adequado. "Mas também há opções de laje de concreto, impermeabilizada, e outras em estrutura metálica. Nos apartamentos também é usada a estrutura metálica ou de concreto armado. Já os materiais de acabamento são os convencionais, resistentes às intempéries", completa Maurício Costa.
Kurt Wallner Júnior, da Oficina de Engenharia, diz que um material ainda muito usado é a madeira. "Principalmente nos telhados à vista, que mostram o engradamento (estrutura que segura o telhado) e as telhas, ou nos cobertos por forros de madeira. Para o piso, o mais usual é o granito e o porcelanato", informa.
A arquiteta urbanista Alicia Rodrigues conta que se preocupar com a praticidade e a funcionalidade é essencial na hora de escolher qual material usar para se construir uma varanda. "Em revestimentos de piso, o uso de materiais que ofereçam durabilidade, resistência, facilidade de limpeza, não escorregadios, que não manchem, é o mais indicado. Para a estrutura, pode-se usar madeira ou estrutura metálica", explica.
VERSATILIDADE
Na cobertura, podem ser usadas as diversas telhas disponíveis no mercado. "Mas a mais utilizada é a telha cerâmica, pelo conforto térmico. O policarbonato, acrílico e o vidro também têm ampla utilização, por proporcionarem transparência, rapidez na construção, além de cores e formas variadas", conta a arquiteta. De acordo com ela, os toldos de lona ou policarbonato para varandas mais estreitas oferecem praticidade. "Existem também toldos retráteis e em fibra, que possibilitam abertura e versatilidade", acrescenta Alicia.
Para quem pretende incrementar um pouco mais a área, ela sugere fechar a varanda com portas de correr de vidro ou instalar persianas e fazer com que tenham dupla função. "Quando aberta, pode ser uma área de lazer e, quando fechada, se transforma em uma extensão do ambiente interno. Outra medida que pode transformar essa área é a substituição dos pisos cerâmicos normalmente utilizados por pisos ou deques de madeira", diz.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação