Paisagistas acreditam que construir pequenos pomares em casa resgata contato com a natureza e ainda contribui para melhoria da saúde física e psicológica dos moradores
Carla Pimentel, paisagista - Gladyston Rodrigues/Ao Cubo Filmes" title="Gladyston Rodrigues/Ao Cubo Filmes" />
"É um prazer poder observar as flores e os frutos nascerem e mudar de tamanho, cor e textura. Um pé de jabuticaba, por exemplo, fica lindo na floração" - Carla Pimentel, paisagista
Seja para ornamentar ou diminuir o calor com suas sombras sobre paredes e telhados, resultando na diminuição do consumo de energia de aparelhos de ar-condicionado no verão, as árvores merecem um lugar especial na vida de muita gente. "A função do pomar não é apenas a quantidade de frutas, mas a qualidade da paisagem, do ambiente vegetado, dos cheios e vazios do jardim e da composição com outras que produzem flores, tanto árvores quantos arbustos e forrações", analisa o paisagista Benedito Abbud.
Além da facilidade de colher os alimentos diretamente do pé, como observa Benedito Abbud, ter um pomar em casa permite desfrutar ainda dos benefícios à saúde da versão in natura. "Sem contar que as árvores frutíferas aguçam o paladar e atraem a avifauna, aproximando mais as pessoas da natureza", completa.
A paisagista Carla Pimentel acrescenta, ainda, o benefício psicológico de ter uma área verde em casa. "É um prazer poder observar as flores e os frutos nascerem e mudar de tamanho, cor e textura. Um pé de jabuticaba, por exemplo, fica lindo com a sua floração. Depois, as bolinhas verdes e pequenas mudam de cor, para bem pretinhas, e maiores. Poder observar issto de perto causa um bem-estar enorme nas pessoas, pois elas relaxam e não pensam em problemas", comenta.
A melhoria na qualidade de vida é o aspecto ressaltado pelo paisagista e ambientalista Caio Zoza. "Além do grande prazer em ver florir e frutificar, colher frutos sem agrotóxicos ou excessivos adubos químicos traz um grande benefício para a saúde. As flores das frutíferas também são, em sua maioria, perfumadas, o que atrai polinizadores das mais diversas espécies, provocando, assim, um espetáculo à parte nas residências", pontua.
MANUTENÇÃO
Para conservar um pomar bonito são necessários alguns cuidados com a manutenção. Segundo Benedito Abbud, são necessárias adubações periódicas a cada seis meses, além de regas frequentes. "Em especial em jabuticabeiras, árvores frutíferas bastante exigentes em solo úmido, mas não encharcado", conta.
A paisagista Carla Pimentel chama a atenção para o controle de pragas, muito comuns em pomares. "Por isso, é necessária a consulta de um biólogo ou agrônomo para fazer a prevenção ou pulverização das plantas", alerta.
Segundo Caio Zoza, nos primeiros seis meses a manutenção das espécies frutíferas deve ser mensal; dos seis aos 18 meses, trimestral; e anual depois desse período. "Uma mistura orgânica de esterco de curral curtido, farinha de ossos e torta de mamona é suficiente para o perfeito desenvolvimento das plantas. São utilizados, também, adubos químicos do tipo NPK e adubos foliares específicos para frutíferas", acrescenta.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação