Material depende do projeto

Escolha de produtos para erguer estruturas e fundações em imóveis deve ser avaliada por profissionais competentes, que podem ajudar na escolha da matéria-prima mais indicada

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 13/09/2009 15:47 Júnia Leticia /Estado de Minas
Paulo Bedê, especialista em engenheira de estruturas - Fotos: Gladyston Rodrigues/Ao Cubo Filmes" title="Fotos: Gladyston Rodrigues/Ao Cubo Filmes" /> "A utilização de cada produto depende da questão construtiva. Tem casos em que a parede é a estrutura e, em outros, é mero elemento divisório" - Paulo Bedê, especialista em engenheira de estruturas
São várias as opções para quem quer construir com segurança. Segundo o especialista em engenharia de estruturas e diretor da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece), Paulo Bedê, não é possível dizer qual delas é a mais indicada, de uma forma geral. "Há edifícios de aço, concreto, alvenaria, madeira e a utilização de cada material depende da questão construtiva. Tem casos em que a parede é a estrutura e em outros ela é um mero elemento divisório", exemplifica.

Segundo o engenheiro civil e coordenador do curso de especialização em construção civil da Escola de Engenharia da UFMG, Dalmo Figueiredo, o que deve ser levado em consideração na hora de se fazer a reforma é a contratação de mão de obra especializada, tanto para os projetos quanto para a execução. "Esses profissionais são engenheiros civis e arquitetos devidamente registrados no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG). Eles farão as especificações dos materiais corretamente e selecionarão colaboradores preparados para as tarefas das obras", comenta.

Além da escolha correta dos profissionais, a especialista em projetos de estruturas pré-fabricadas de concreto e professora de estruturas de concreto e fundamentos tecnológicos do curso de arquitetura e urbanismo do Centro Universitário Izabela Hendrix, Ecídia Soares, diz que é essencial fazer um relatório de sondagem para conhecer o solo. "Depois da conclusão da obra, também é necessário realizar manutenções periódicas", completa.
Ecídia Maria Pinto Soares, engenheira civil e professora do Izabela Hendrix - " title="" /> "Os problemas mais comuns que comprometem a segurança da estrutura estão relacionados com infiltrações" - Ecídia Maria Pinto Soares, engenheira civil e professora do Izabela Hendrix

A durabilidade das edificações está ligada diretamente aos cuidados tomados, como afirma Dalmo Figueiredo. "A falta de manutenção nas instalações hidráulicas, nos revestimentos e nos telhados poderá acarretar um agravamento dos problemas, diminuindo consideravelmente a vida útil do imóvel. Por isso, vistorias preventivas, realizadas por profissional habilitado, devem ocorrer pelo menos uma vez por ano. Esse profissional indicará os pontos que deverão ser considerados nos planos de manutenção", conta.

VIDA ÚTIL

A professora Ecídia Soares alerta que o proprietário deve ter a consciência de que a edificação tem vida pós-ocupação e que qualidade, segurança e custo devem estar ligados à durabilidade. Para isso, todo o processo, desde a contratação de projetos até a manutenção, deve ser cuidadoso. "O proprietário de um apartamento novo tem, no manual de utilização do imóvel, a especificação dos prazos e tipos de manutenção para cada elemento do seu imóvel", explica.

Para fixar os requisitos básicos exigíveis para projeto de estruturas de concreto simples e armado, excluídas aquelas em que se empregam concreto leve, pesado ou outros especiais, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou a NBR 6118/2003 - Projeto de estruturas de concreto - procedimento. "A norma considera os requisitos de qualidade, durabilidade e desempenho da estrutura, especificando, de forma clara e sucinta, os requisitos básicos para uso e manutenção preventiva, necessária para garantir a vida útil prevista para a estrutura", diz Ecídia.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023