A arquiteta Alicia Rodrigues diz que tecnologia facilita o trabalho dos moradores
Segundo Alicia Rodrigues, desde os anos 1990, a tendência é da cozinha chamada americana, com a incorporação desse ambiente à sala, tornando os dois espaços mais amplos e trazendo o espaço gastronômico para o centro das atenções. "A cozinha é o local de encontro, sobretudo em Minas Gerais, onde as casas têm cozinhas enormes. Hoje, com os espaços cada vez menores, migramos todas essas atividades para sala de visitas, que, como o próprio nome diz, costumava ser um lugar frequentado apenas em ocasiões especiais ou eventos sociais", observa.
Entretanto, a arquiteta diz que se deve sempre analisar as vantagens de uma cozinha americana em relação à tradicional. "Design, tamanho, luminosidade e versatilidade contra a sujeira, odores e ruídos que podem atrapalhar quem está assistindo a televisão na sala de estar, por exemplo", enumera Alicia Rodrigues.
Atualmente, conforme ela, são usados materiais nobres, como aço inox (sinônimo de saúde por ser higiênico), alumínio (durabilidade e leveza), madeira (resistência e beleza) e vidro (leveza, transparência e higiene). "Também são usados granitos e mármores - o ideal é escolher os que têm pouca porosidade e facilidade de manutenção -, além de cerâmicas e porcelanatos - os mais indicados são de alta resistência e que não são escorregadios", aponta.
O professor dos cursos de arquitetura e urbanismo da Fumec, Instituto Metodista Izabela Hendrix e UNI-BH, e de engenharia civil também da Fumec, Róccio Rover diz que, na hora da escolha, é preciso cuidado para evitar excessos e redundâncias. "A instalação de vários equipamentos similares ao mesmo tempo não é recomendado, afinal, não se trata de uma cozinha de programa de culinária da TV e esses ambientes muitas vezes são tomados como referência", alerta. Para ele, assim como em outros ambientes, os materiais naturais estão em alta, com destaque para a madeira. "Também há novidades em materiais de alto desempenho e efeito estético diferenciado, como as rochas reconstituídas: silestone, limestone, entre outras".
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação