Projeto deve ter ajuda de profissionais

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 06/12/2009 14:44 Júnia Leticia /Estado de Minas
O paisagista e ambientalista Caio Zoza também recomenda a utilização de cercas vivas em construções próximas da rua - Gladyston Rodrigues/Ao Cubo Filmes O paisagista e ambientalista Caio Zoza também recomenda a utilização de cercas vivas em construções próximas da rua
Saber como e onde usar as cercas vivas são os primeiros critérios a serem observados quando se decide utilizar recursos do paisagismo para substituir o muro de concreto e cercas de telas por plantas. De arbustos a árvores de pequeno, médio e grande porte, a satisfação com o resultado final vai depender da conversa entre o contratante e o profissional que elaborará o projeto.

As paisagistas Bettina Engel e Cleu Ramos ressaltam a importância de se contar com os serviços de uma pessoa competente para desenvolver o trabalho. "É o profissional qualificado quem tem conhecimento do projeto executivo, do tipo de vegetação a ser plantada no local. Enfim, é ele quem sabe ler e colocar em prática o plano de trabalho", diz Bettina Engel.

Uma vez feito isso, não há desvantagens nesse tipo de projeto, de acordo com Cleu Ramos. "A cerca viva enfeita o jardim e não precisa ser toda uniforme para isso. Pode ter vários tons e tamanhos no mesmo local. E para que fique bonita e saudável, é necessário que seja plantada em solo fértil, tenha boa topiaria (poda) e regas adequadas", explica a paisagista.

No que diz respeito à manutenção, a arquiteta Virgínia Caetano diz que, de maneira geral, arbustos e árvores podem ser podados, adquirindo formas geométricas regulares ou tendo o porte (altura) limitado. "Cercas vivas podadas exigem manutenção mais constante para que as dimensões não extrapolem o planejado, ao contrário das cercas vivas que crescem naturalmente", esclarece.

Para facilitar a escolha, o paisagista Caio Zoza cita as características de algumas espécies. "As trepadeiras são de rápido crescimento, mas necessitam de uma cerca física para se apoiarem. Além disso, a durabilidade e o fechamento muitas vezes deixam a desejar. As arbustivas, como a thumbergia ereta, são de crescimento relativamente rápido, mas vulneráveis ao ataque de formigas e os galhos se quebram com facilidade. Já o sansão do campo é de rápido crescimento e suas mudas são muito baratas", exemplifica.

INVESTIMENTO

O custo de um trabalho para implantação da cerca viva normalmente está associado ao projeto paisagístico como um todo. Segundo Bettina Engel, ele é o primeiro orçamento que se faz antes da execução de um jardim. "Geralmente, começo com um mínimo de R$ 600, mais custos, honorários e metragem. A mão de obra e as plantas vão depender do projeto final para um novo orçamento". Caio Zoza diz que o metro linear da muda do sansão do mato, uma das mais baratas, é encontrada por R$ 2,50.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023