Ronaldo Kascher, professor - Gladyston Rodrigues/ESP. EM" title="Gladyston Rodrigues/ESP. EM" />
"Instalações elétricas que não estejam projetadas, implantadas, documentadas e mantidas conforme as recomendações contidas nas normas brasileiras são ilegais" - Ronaldo Kascher, professor
O condutor terra das residências deve ser instalado rigorosamente conforme a Norma Brasileira NBR-5410. Segundo o doutor em engenharia elétrica Ronaldo Kascher Moreira, em linhas gerais, o condutor terra ou de proteção deve ter as seguintes características: ser do tipo isolado e instalado no mesmo eletroduto (ou qualquer outra infraestrutura) por onde passam os condutores fase e neutro que alimentam o equipamento a ser aterrado, ou seja, é necessário que o encaminhamento físico seja o mesmo dado aos condutores fase e neutro, sem cortar caminho pela instalação.
A recomendação dos especialistas é ter uma bitola (seção transversal) que suporte uma eventual corrente de curto-circuito. Se o eletricista utilizar a mesma bitola dos condutores utilizados como fase, estará atendendo esse requisito. Sua conexão à terra deve ser feita no quadro de distribuição principal da residência (de onde parte os diversos circuitos), onde deverá haver uma barra de terra. Neste ponto - e somente nele - o condutor neutro será interligado ao condutor terra. A regra é nunca instalar o condutor terra ou de proteção aterrado em terras isolados (sem nenhuma conexão com o sistema de energia), especialmente feitos para este fim. Isso é um erro, segundo profissionais da área, que além de colocar em risco os usuários de energia põe também em risco os equipamentos sensíveis internos da residência.
A barra de terra do quadro de onde parte o condutor terra ou de proteção interno da residência, deve ser aterrada no mesmo sistema de aterramento do padrão de energia elétrica (nunca utilize sistema de aterramento separado) sob a pena de se colocar em risco os usuários e os equipamentos. Caso a residência tenha sistema de aterramento distinto do aterramento do padrão de energia (neutro), o instalador deverá interconectar os dois sistemas de forma a se tornar único.
Os especialistas dizem que nunca deve ser instalado, seja qualquer que seja o motivo alegado, aterramento independente ou isolado para atender os equipamentos internos da residência. O procedimento de instalar aterramento distinto, além de colocar usuários e equipamentos em risco, é ilegal.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação