Gustavo Penna conquista lugar de destaque na arquitetura

Trabalho tem o compromisso de reinventar uma Belo Horizonte voltada para a fraternidade e a cidadania

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 14/01/2010 11:21 Walter Sebastião /Estado de Minas
Projeto de Gustavo Penna em casa de Tiradentes, em Minas: formas orgânicas e fluidas - Eugênio Paccelli/Divulgação Projeto de Gustavo Penna em casa de Tiradentes, em Minas: formas orgânicas e fluidas
Livro lançado em 2009 oferece a possibilidade de conhecer um personagem que ajuda a construir Belo Horizonte: Gustavo Penna (Viana & Mosley Editora), de Roberto Segre. Com o dom de pôr lado a lado presente e passado, o arquiteto criou o moderno prédio da Academia Mineira de Letras, na Rua da Bahia, propondo o sonho de uma cidade mais bonita, civilizada e ousada. Também saiu da prancheta de Gustavo o projeto que transformou o inóspito e insípido Parque da Gameleira em Expominas - construção futurista cujas formas e espaços arrojados expressam visão ampla do mundo e da metrópole.

É só o primeiro livro sobre o trabalho de Gustavo Penna nas últimas três décadas. Em breve, sairão outros dois. As publicações surgem no momento em que a obra do mineiro, admirada pelos "papas" Oscar Niemeyer e Paulo Mendes da Rocha, ganha destaque especial no panorama da arquitetura brasileira.

Conheça alguns projetos de Gustavo Penna em MG

Em breve, importantes projetos dele se tornarão realidade, como o Museu do Aleijadinho, em Congonhas (MG), e a reforma do Mineirão para a Copa da Mundo de 2014. "O filósofo Merleau-Ponty diz que os acidentes de percurso constituem o percurso. Agora estão começando a se concretizar coisas que são de momentos diferentes", comemora Gustavo.

"Projetar e ter ideias já dá prazer, é quando a obra é sua. Mas arquitetura só se completa com a participação dos outros. Por isso, luto como louco para ver meus projetos realizados", confessa ele. "Arquitetura é gesto de carinho, cria instrumentos para se habitar o planeta. O arquiteto cria a possibilidade de beleza, que é a dimensão da harmonia a partir do cotidiano", afirma Gustavo, sentado numa das salas de seu belo escritório, instalado em casa centenária do Centro de Belo Horizonte. Há fotos e obras de arte. No sifão do pátio interno, pode-se ler a frase do poeta latino Virgílio: "Coragem, assim se vai às estrelas".

Gustavo Penna diz que tem experimentado uma espécie de recomeço. "Estou mais livre, minha atitude diante da vida e do mundo é de esperança e de requalificar, não de desespero. A cidade tem ficado totalmente desarmônica, o arquiteto é cada vez mais necessário. Ele é o antídoto para a feiura, para a desarmonia e para a guerra. Gosto de criar o gestual do edifício, de ver o edifício assumindo um gesto meu". A poesia é sua fonte de inspiração. "Cintilação de pensamentos associados à forma", resume o autor do projeto do Parque Ecológico da Pampulha.
Gustavo Penna, arquiteto - Sidney Lopes/EM/D.A Press" title="Sidney Lopes/EM/D.A Press" /> "Estamos cansados de prédios mudos, que não têm opinião, ocos" - Gustavo Penna, arquiteto

BRASÍLIA

Gustavo nasceu em Belo Horizonte e tem 59 anos. Fez vestibular de engenharia para testar se era bom em matemática, mas acabou se matriculando em arquitetura. A escolha veio naturalmente, produto do gosto pelo desenho. Aos 12 anos, o impacto: Brasília, que visitou com a turma de colégio. "Nunca tinha visto nada igual. Aqueles espaços, os volumes distantes uns dos outros, o ar entre as coisas", relembra.

O primeiro trabalho como estagiário foi no escritório carioca do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), selecionado por Gabriela Mello Franco. Na época, o órgão procurava jovens interessados na área de patrimônio. "Quando cheguei e vi que o coordenador era Lúcio Costa, levei um susto", diz. Até hoje ele se lembra da primeira vez que o inventor do Plano Piloto de Brasília o chamou pelo nome.

OS ESPAÇOS DE GUSTAVO

Tempos de BH - "Tem o tempo da fundação, da Praça da Liberdade, do traçado urbano de Aarão Reis, dos grandes arquitetos italianos. E o tempo da Pampulha, quando a cidade convencional passou a ser de vanguarda e gerou onda de modernidade para todo o Brasil. Há o tempo da desqualificação: por não termos apreço pelo planejamento, a cidade vai ficando cada vez mais feia, descuidada, desconsiderada e tratada como lugar de fazer dinheiro. Os valores simbólicos são deixados de lado. Com relação ao futuro, acredito que temos de planejar uma cidade para a convivência, para a cidadania, para a fraternidade, para gostar das árvores, das avenidas e dos lugares. Um lugar para criar filhos, conviver com amigos e, daqui, trabalharmos para qualquer ponto do mundo".

Pampulha - "Momento mágico. Passados mais de 60 anos, há gente que, ainda hoje, acha tudo aquilo vanguarda. Foram necessários pouco menos de 9 mil metros quadrados para encantar o mundo e criar o conjunto que deu a Belo Horizonte um lugar no mapa-múndi. Quer dizer, não é preciso fazer arquitetura imensa para plantar vanguarda. Com pequenos gestos artisticamente potentes, consegue-se isso. Outro edifício que acho maravilhoso é o do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais. Digno, ele não é exibido. Belo, tem elegância. É aéreo".

Congonhas - "O projeto é retomar o diálogo entre as partes que compõem o conjunto. Fico impressionado com o espaço, com o ritmo, com aquele zigue-zague dos Passos da Paixão. É lugar com atmosfera barroca, mas de forma lúdica. São raros os adros de igreja com espaços tão amplos e igreja no topo, como grande louvor a Deus. É o momento mágico de ascensão. Estive com Amilcar de Castro em Congonhas e ele disse: 'É a obra do maior artista das Américas'. Concordo, é um lugar especial do mundo. Trabalhar lá é uma reza. Sinto a necessidade do religare".

Mineirão - "O ícone do esporte, na Pampulha, vai ser uma das sedes da Copa do Mundo, se possível do jogo de abertura. Então, precisa representar a nossa competência, o nosso conhecimento dos avanços da tecnologia, da segurança e das necessidades de funcionamento e uso. Tem de ser local múltiplo, capaz de sediar vários eventos. Não só para as grandes torcidas, mas também para as crianças, as mães. Tem de ser fator de agregação, não de desagregação das famílias. Não vamos mexer na arquitetura de Eduardo Mendes Guimarães e de Gaspar Garreto. As interferências serão internas, subterrâneas".
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023