Com história para contar

Bairro de Venda Nova, Jardim dos Comerciários foi oficialmente criado em 1985, mas ocupação remonta a época dos tropeiros, que circulavam por toda a região vindo das minas de ouro e diamante de Minas

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 01/03/2010 11:42 Júnia Leticia /Estado de Minas
Fotos: Gladyston Rodrigues/Esp.EM/D.A.Press
A história do Bairro Jardim dos Comerciários, na Região de Venda Nova, começa em 1985, quando ele foi aprovado pela Prefeitura de Belo Horizonte. Apesar de recente, para entender o processo de ocupação do bairro, é necessário voltar no tempo, mais precisamente ao século 19, quando tropeiros, montados em seus cavalos, junto das mulas que carregavam diversas mercadorias, eram os responsáveis pelo abastecimento da região das minas de ouro e de diamante.

Dos pontos de parada dos tropeiros, surgiram arraiais, vilas e até cidades que tiveram grande importância na rota comercial de Minas. Foi a partir de um desses pontos de descanso que surgiu o núcleo central de povoamento da Região de Venda Nova. Durante quase 300 anos, o Distrito de Venda Nova esteve ligado administrativamente a Sabará, ao Curral del-Rei, a Santa Luzia e a Campanha (atual Justinópolis). Em 1949, foi anexado definitivamente a Belo Horizonte.

Com a expansão das periferias da capital no sentido norte, no fim da década de 1960, e a transformação do núcleo central de Venda Nova em um centro regional, novos bairros e conjuntos habitacionais foram surgindo. A oferta de lotes tornou-se ainda mais intensa no início dos anos 1980, quando surgiu, entre outros, o Bairro Jardim dos Comerciários.

Naquela época, a maioria dos loteamentos eram irregulares e precários. Não havia abastecimento total de água e somente parte das ruas eram pavimentadas. Moradora do Jardim dos Comerciários desde 1989, a secretária Maria de Fátima Rocha Sales conta que, quando se mudou para o local, não havia nem rede de esgoto. "Só tínhamos fossa", lembra. Segundo ela, há 21 anos havia poucas casas na região e o comércio era muito precário. "Eram uns botecos e um armazém. Para fazer a feira, era preciso ir ao centro comercial de Venda Nova", comenta. O transporte também era difícil, segundo ela. "Eram pouquíssimos horários de ônibus. Só três por dia", recorda.
Maria de Fátima Rocha Sales, secretária - " title="" /> "Hoje todas as ruas são asfaltadas, canalizaram o Córrego do Manoel Pereira e as opções de lojas melhoraram" - Maria de Fátima Rocha Sales, secretária

Apesar de achar que o Jardim dos Comerciários ainda precisa melhorar devido à carência de um supermercado, por exemplo, a secretária diz que a infraestrutura no bairro melhorou muito. "Hoje todas as ruas são asfaltadas, canalizaram o Córrego do Manoel Pereira e as opções de lojas melhoraram".

O horário do ônibus - 2224 (Jardim dos Comerciários) - também foi ampliado e foram implantadas três linhas: 633 (Estação Venda Nova/Jardim dos Comerciários), 634 (Estação Vilarinho/Nova York via Jardim dos Comerciários) e 635 (Estação Venda Nova/Jardim dos Comerciários C), que trafegam pela principal via de acesso ao bairro, a Avenida Vilarinho. O Jardim dos Comerciários conta, ainda, com o Centro de Saúde Nova York, a Praça Zacarias Zica e a Escola Municipal Gracy Vianna Lage, de ensino fundamental.

MERCADO

Formado somente por casas, o Jardim dos Comerciários teve uma ocupação muito rápida. "O bairro cresceu muito, tem imóveis bons e de vez em quando aparece algum para venda", conta Maria de Fátima Sales, acrescentando que na região só há casas.

O bairro é apontado como de padrão popular pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas e Contábeis da Universidade Federal de Minas Gerais (Fundação Ipead/UFMG). A classificação é obtida considerando a renda média mensal na região, que é inferior a cinco salários mínimos. De acordo com o mesmo levantamento, os valores médios praticados para aluguel de casas de dois quartos no Jardim dos Comerciários é de R$ 452.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023