Cuidados com a instalação

Além das recomendações do fabricante, é preciso ficar atento às especificidades do local em que janelas e portas vão ficar. Incidência de sol e chuva deve ser calculada

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 05/04/2010 14:38 Júnia Leticia /Estado de Minas
Verificação do emprego correto das esquadrias é fundamental e qualquer erro pode levar à desvalorização do imóvel - Eduardo Almeida/RA Studio Verificação do emprego correto das esquadrias é fundamental e qualquer erro pode levar à desvalorização do imóvel
O assentamento das esquadrias merece cuidados mais que especiais devido à importância em uma obra. De acordo com o engenheiro civil e coordenador do curso de especialização em construção civil da Escola de Engenharia da UFMG, Dalmo Lúcio Mendes Figueiredo, como o produto do serviço é um painel que trabalha com mobilidade e encaixes, a atenção na montagem deve ser extrema. O professor ressalta que as dimensões e uniões têm de ser milimétricas. Os esquadros e prumos também não podem ter nenhum tipo de desvio. "Qualquer irregularidade tornará a operação de abrir ou fechar portas e janelas um trauma e vai desvalorizar o imóvel", alerta.

Um item de grande importância usado na avaliação da qualidade de uma edificação é a performance das esquadrias metálicas e de madeira. "Peças com defeito no assentamento dificilmente poderão ser consertadas. Nesses casos, aconselha-se a sua substituição, o que acarreta custo extra", observa Dalmo Figueiredo.

Por isto, a pessoa que trabalha com a instalação de esquadrias tem de ser um profissional diferenciado. "Tem de ser paciente, detalhista, ser um artífice e ter experiência há algum tempo com o material com o qual está trabalhando. Afinal, ele será responsável por uma das atividades que mais agregam valor à edificação", explica.
Dalmo Lúcio Mendes Figueiredo, engenheiro civil - Eduardo Almeida/RA Studio" title="Eduardo Almeida/RA Studio" /> "Peças com defeito no assentamento dificilmente poderão ser consertadas. Nesses casos, aconselha-se a sua substituição, o que acarreta custo extra" - Dalmo Lúcio Mendes Figueiredo, engenheiro civil

Quando se trabalha com portas e janelas externas, os cuidados devem ser maiores, completa o professor. "As esquadrias também têm de ter 'estanqueidade', não permitindo a passagem de águas de chuva para o interior da edificação", diz. Conforme Dalmo Figueiredo, a entrada da umidade para o interior da construção traz como consequência o aparecimento de fungos, deterioração acelerada de materiais como madeira, gesso, tinta e outros.

INADEQUADO

O engenheiro civil e diretor do Instituto Mineiro de Engenharia Civil (Imec), Maurício Fernandes da Costa, acrescenta que é imprescindível verificar o emprego correto das esquadrias para não ter transtornos. "Utilizar uma esquadria mal especificada, inadequada e que não atenda aos requisitos pretendidos é um erro", fala.

É preciso, ainda, observar as especificidades do local onde janelas e portas serão instaladas, conforme explica o engenheiro. "Na nossa região, ter uma grande esquadria de vidro voltada para o sol poente causa desconforto no recinto. Além disso, o que fica comprovadamente ruim são esquadrias de madeira sujeitas às intempéries, sol e chuva", ressalta.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023