Renovar sem gastar muito

Mesmo com pouco dinheiro é possível transformar a casa em um lugar mais agradável, seja reformando móveis e adicionando adornos, seja reaproveitando antigos objetos esquecidos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 18/04/2010 14:41 Júnia Leticia /Estado de Minas
A designer de interiores Andreza Ozores diz que uma dica útil e simples é inserir peças antigas em projetos modernos - Fotos: Eduardo Almeida/RA Studio A designer de interiores Andreza Ozores diz que uma dica útil e simples é inserir peças antigas em projetos modernos
Devido a tantas alternativas de materiais disponíveis no mercado de decoração, especialistas garantem que é possível renovar o visual da casa gastando pouco. Adotar soluções simples surte grande efeito quando bem empregadas. Uma das dicas da designer de interiores Andreza Ozores é renovar as cores das paredes usando tons contrastantes. "Além disso, podem-se substituir adornos e almofadas", comenta.

A designer de interiores Sheila Diniz aposta na recuperação dos móveis, favorecendo-os com pintura, e a troca do tecido de sofás, poltronas ou cadeiras. "Valorizar o piso já gasto com polimentos no mármore, passar sinteco naqueles de madeira e refazer o rejunte na cerâmica são outras alternativas econômicas".

Outra solução para decorar sem gastar muito é apostar em peças curingas. Uma delas é o banquinho, conforme Andreza Ozores. "De diversos materiais, da madeira ao acrílico, seguindo o estilo de cada projeto, eles se encaixam em qualquer cantinho, adornando sem perder a função. Com ou sem rodízios, eles passeiam pela casa servindo de apoio em várias situações".

Para Sheila Diniz, peças clássicas, étnicas e contemporâneas são sempre importantes na decoração. "Nos quartos, cama confortável, espelho e tapetes. Na sala, poltronas e sofás que permitem relaxar com tranquilidade, além de baús e frasqueiras antigas. Aparador em madeira, metal ou vidro, que pode servir como bar ou divisão de ambiente, também é bem-vindo. Na cozinha, o curinga é o relógio antigo", enumera a designer.
Aliar estilos requer orientação profissional para não haver exageros nos ambientes - Aliar estilos requer orientação profissional para não haver exageros nos ambientes

Se você tem uma peça antiga, que faz parte da memória da família, e não quer se desfazer dela de jeito nenhum, mesmo depois de várias críticas, ignore os comentários e continue com o objeto de estimação. Segundo Sheila Diniz, qualquer peça antiga pode ser integrada à decoração. A regra é haver harmonia entre o antigo e o atual, criando visual equilibrado. "O antigo tem um charme que não pode ser reproduzido. A mescla de estilos sempre ajuda a enriquecer o ambiente. Quando são peças de família, podem tornar o ambiente mais personalizado e exclusivo. As peças herdadas são ótimas opções para dar um toque diferenciado", afirma a designer de interiores.

NOVO USO

Além do valor sentimental que muitas vezes vem agregado à peça, existe o valor da qualidade e, em alguns casos, da raridade, como observa Andreza Ozores. "Um truque que sempre dá certo é inserir uma peça antiga em um projeto moderno. Geralmente, esses objetos passam a ter outra função ou ser somente peça de adorno". Um exemplo muito comum apontado pela designer é pessoas terem em casa duas ou três taças do que um dia foi o lindo jogo de cristal da vovó. "Não é mais possível usá-las em um jantar, mas fica bacana dispô-las em uma bandeja sobre um aparador na sala de jantar. Aquela velha geladeira, que não funciona mais, também pode ser repaginada e virar uma adega ou armário", diz Andreza Ozores.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023