Lugarcerto

Aproveite o inverno para checar se há vazamentos e impermeabilizar a piscina

CorreioWeb
- Foto: Divulgação
A época das chuvas já passou e dá lugar à seca e o frio do inverno. Isso não significa, porém, que os cuidados com a impermeabilização possam ser deixados de lado. As piscinas exigem este tipo de manutenção de tempos em tempos e esse período mais frio, quando elas são menos utilizadas, é uma boa oportunidade para fazer os reparos necessários.

Veja mais fotos de móveis para piscinas
Veja mais fotos de piscinas

A coordenadora técnica da Vedacit/Otto Baumgart, Eliene Ventura, enumera três dos produtos que podem ser utilizados na impermeabilização de piscinas: a manta asfáltica, a argamassa polimérica e a argamassa com aditivo impermeabilizante.

Ela explica que, se a piscina estiver sem revestimento cerâmico, é possível impermeabilizá-la com argamassa polimérica, um sistema que não exige uma camada muito espessa de produto, o que reduz a perda de espaço. Se, ao contrário, a piscina já estiver com revestimento, será necessário observar com ela cheia onde estão os locais de perda de água e só então repará-los.

Leia mais:
As novas vedetes
Móveis para piscinas
Piscinas protegidas
Piscinas para todos os gostos
Está na hora da piscina
Confira algumas dicas sobre piscinas
Para todos os bolsos
Saiba como aproveitar ao máximo a piscina
Áreas de lazer ganham mais sofisticação
Bancos financiam obra

Não é possível estimar com precisão o tempo que o processo de impermeabilização vai demorar, porque, segundo Eliene, isso depende das condições da base, do sistema escolhido, da temperatura ambiente, a até da habilidade do aplicador. Já o preço por metro quadrado da aplicação fica em aproximadamente R$ 13 com a manta asfáltica e R$ 9 com a argamassa polimérica.

Na hora de escolher o melhor produto para a impermeabilização, é muito importante observar se ele segue a regulamentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e checar se o fabricante tem um bom histórico no mercado. Para escolher o profissional que fará o serviço, vale confiar nas indicações e referências dadas por outros clientes. "Muitas vezes, o próprio ponto de venda tem um profissional para indicar", lembra Eliene.