Automação residencial é opção para criar ambientes inteligentes e sustentáveis

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 19/07/2010 13:40 CorreioWeb /Lugar Certo
Planejamento do ambiente da Residência Sustentável - Divulgação Planejamento do ambiente da Residência Sustentável
Há alguns anos imagina-se como seria viver em uma casa futurística, onde as cortinas abrem sozinhas ao nascer do sol e as luzes se apagam quando não há mais ninguém no cômodo. Hoje, a automação residencial chega para transformar a casa dos personagens do desenho animado Jetsons em realidade.

Não permitir que lâmpadas sejam ligadas quando existir iluminação natural suficiente, monitorar crianças ou idosos por meio de câmeras, controlar a temperatura e a umidade em adegas, automatizar torneiras de jardim, acionar cortinas e persianas para diminuir a insolação nos ambientes, são alguns exemplos de procedimentos que podem ser realizados em um projeto de automação residencial.

A arquiteta Virgínia Rodrigues, da Marbie System, responsável pela automação do projeto Residência Sustentável, explica que a automação residencial é a aplicação das tecnologias existentes para melhorar a qualidade de vida do morador, facilitando e tornando automáticas algumas tarefas básicas da residência.

No caso do projeto Residência Sustentável, o objetivo é mostrar as soluções possíveis que permitem o controle de gastos desnecessários com energia e a importância do projeto de automação integrado ao arquitetônico. A automação, além de criar ambientes mais inteligentes, contribui também para gerar resultados favoráveis ao desempenho energético e ao conforto ambiental.

"As utilizações são diversas, mas pode-se citar os controladores inteligentes, que, ligados a sensores de luminosidade externos, determinam o acendimento automático da iluminação apenas quando o ambiente está sendo utilizado, evitando que as luzes sejam acesas à noite, quando o ambiente está vazio", explica.

Contudo, para o projeto ser de fato eficiente, é imprescindível a análise das necessidades e aspirações da família, para propor algumas aplicações específicas. "É fundamental que todas as aplicações sejam úteis àquela família e que também seja feito um estudo detalhado de custo-benefício destas aplicações. Projetos mais avançados podem incluir o controle remoto, via celular, de alguns equipamentos como ar-condicionado, por exemplo", ressalta a arquiteta.

Para Virgínia, a dica mais importante para os interessados em tecnologias residenciais é que a fase de contratação do projeto de automação deve se dar juntamente com o projeto arquitetônico e elétrico. "Uma concepção realmente inteligente, nasce de um projeto integrando todas as especialidades, visando o design, conforto, consciência social e ecológica, onde a utilização dos recursos tecnológicos de automação é mais uma das ferramentas disponíveis na busca do projeto sustentável ideal", finaliza.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023